Exclusivo: Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está no Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Logo da Apple com bandeira do Brasil

Apple BrasilSe você não estava querendo apelar para soluções de terceiros a fim de ter o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na ponta dos seus dedos, migrar para o Mac OS X 10.6 Snow Leopard pode solucionar seus problemas. Descobrimos, por meio de uma dica do Newton Mota e depois com a confirmação de usuários do Fórum MacMagazine, que o Snow Leopard é o primeiro a suportar as novas regras da nossa língua, que passaram a vigorar em conteúdo impresso neste ano.

Os dicionários padrão do sistema estão atualizados e você pode contar com eles nos principais aplicativos da Apple (iChat, Safari, TextEdit, Pages) e em alguns de terceiros. Só que, no meio dessa notícia boa, também existe o “bom” e velho porém: se você não instalou o Snow Leopard pelo método Erase & Install, existe uma grande chance de não ver nenhuma mudança.

Por um conceito bastante óbvio, a atualização mantém seus arquivos, aplicativos e preferências intactos, enquanto o novo sistema é instalado. Nessas preferências, estão as definições de dicionários ortográficos do seu usuário, que são mantidas pelo Snow Leopard. Ou seja, se você fez muitas alterações nos seus dicionários ortográficos, é óbvio que eles serão preservados como estão.

Não que a Apple tenha errado ao fazer isso (afinal, há quem não queira perder essas definições), mas ela não pensou muito bem, se levarmos em conta que o AOLP é importante para todo mundo. A sorte é que descobrimos, com a ajuda do Gabriel M. Couto (um dos moderadores do nosso Fórum), um truque para contornar isso, porém ainda não temos garantia se ele funciona com todos. Fizemos testes e alguns deram resultado positivo; outros, não.

Com o DVD do Snow Leopard em seu Mac, abra o Finder e vá até o menu Go » Go to Folder. A seguir, digite o endereço /Volumes/Mac OS X Install DVD/System/Installation/Packages, conforme mostra a screenshot a seguir:

Go to Folder

Na pasta, fique atento aos pacotes BrazilianPortuguese.pkg, Portuguese.pkg e Aditional Essentials.pkg. Será necessário instalar os três, reparar as permissões com o Utilitário de Disco (Disk Utility) e aí reiniciar a sua máquina.

Pacotes do Snow Leopard

Ainda temos dúvidas sobre a situação do acordo ortográfico em máquinas que não foram instaladas por meio do método Erase & Install, mas continuaremos observando. Pedimos que vocês também descrevam suas impressões sobre o assunto nos comentários deste artigo.

Posts relacionados

Comentários