O melhor pedaço da Maçã.
OldOS Project

Desenvolvedor “transforma” o iOS 4 em app para iPhone

Conheça o OldOS

Se você, assim como eu, curte nostalgia, então certamente vai gostar do OldOS, um app bolado por um desenvolvedor de 18 anos que “recria” o iOS 4.

Publicidade

Para quem nunca teve a chance de usar o iOS 4, o OldOS oferece quase perfeitamente a experiência de usar um iPhone de uma década atrás.

Vale notar que o iOS 4 foi lançado há mais de dez anos — e foi, inclusive, o primeiro sistema operacional móvel da Apple a abandonar a nomenclatura “iPhone OS” original.

Hoje é o dia de lançamento 🚀
Apresentando OldOS — o iOS 4 lindamente reconstruído em SwiftUI.
🎨 Projetado para ser o mais perfeito possível em pixels.
📱 Totalmente funcional, talvez até utilizável como um segundo sistema operacional.
🗺️ Código-fonte totalmente aberto para que todos possam aprender, modificar e desenvolver.

Segundo o desenvolvedor, o OldOS foi “projetado para ser o mais perfeito possível”, pixel por pixel. O app foi construído usando a SwiftUI e, por isso, inclui animações suaves e até mesmo o antigo botão inicial do iPhone — que vibra com feedback tátil para fazer com que pareça um botão real.

Publicidade

Os aplicativos nativos do iOS 4 também foram recriados — e é um verdadeiro flashback dos dias esqueumórficos do iPhone. O app Fotos (Photos) permite que você visualize o rolo da câmera como faria há dez anos, enquanto o app Notas (Notes) o transporta de volta aos post-its amarelos de antigamente.

Os únicos aplicativos que não rodam adequadamente são o Mensagens (Messages) e o YouTube — a Apple costumava disponibilizar o YouTube diretamente em seu sistema operacional. Além disso, existem algumas coisas que simplesmente não funcionam, como a criação de pastas e ícones agitando para reorganizar os apps da tela inicial.

Não obstante, o restante da experiência é incrível — e você pode até navegar na web na antiga interface do Safari. A App Store também lista diversos aplicativos (que o redirecionarão para o app oficial fora do OldOS) para baixar e instalar.

Publicidade

O OldOS está disponível pelo TestFlight — que normalmente é usado para distribuir versões beta de aplicativos. Não hesite muito em tentar baixá-lo, caso queira, já que a Apple poderá retirá-lo do ar nos próximos dias — como já aconteceu com apps assim no passado.

O desenvolvedor também publicou o código-fonte de todo o projeto no GitHub, então, se você estiver disposto a compilá-lo no Xcode, ele viverá para sempre.

dica do @vini_1914

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Meet lança planos de fundo dinâmicos na web

Próx. Post

Apple Arcade: Legends of Kingdom Rush e Leo’s Fortune+ são lançados

Posts Relacionados