Google traz novidades para criação online de formulários pelo Spreadsheets

Como já sabemos, o Google é comprometido com a adição de recursos e valor à sua suíte de produtividade online, e o foco das mudanças de hoje foi a ferramenta de formulários integrada ao Spreadsheets. Ela tem sido ótima para muita gente coletar informações de outras pessoas sem a necessidade de abrir planilhas de uma vez e, com base no feedback desses usuários, as novidades tornarão o processo de criação de formulários ainda mais flexível.

Formulários no Google Docs

Uma das coisas acrescentadas foi um modelo para adição de questões a serem respondidas em grade, que permite uma coleta fácil de respostas em um grupo de perguntas similares. Cada linha corresponde a uma coluna na planilha que coleta os dados inseridos no formulário, com seu próprio gráfico de resultados. Aliás, a geração desses gráficos foi aprimorada e está muito mais flexível do que antes.

Formulários no Google Docs

A formatação de estatísticas fica bem mais clara nesse novo modelo e reflete bem o novo modelo de questões comentado acima. Essas novidades tornam o Google Forms capaz de se equiparar a muitos serviços similares que existem por aí.

Foi incluído ainda suporte a idiomas escritos da direita para a esquerda, como hebraico e árabe. Para formulários que devem ser mantidos resguardados do público geral da web, você pode ainda acrescentar uma camada extra de segurança aos usuários cadastrados na sua conta do Google Apps.

Formulários no Google Docs

Por fim, agora é possível pré-inserir dados em certos campos por meio da URL de um formulário. Isso não possui muito sentido se você vai criá-los livremente, mas, para integração de aplicativos, é uma mão na roda. Tome como exemplo a URL a seguir, sugerida pelo Google:

http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=12345&entry_0=Barack&entry_1=Obama&entry_2=1600+Pennsylvania+Ave&entry_3=pistachios|spinach|broccoli&entry_4=8/4/1967

Ela automaticamente insere dados em certos campos da seguinte forma:

Formulários no Google Docs

Se você depende do Docs diariamente, agora tem mais motivos para dar chance aos seus recursos de formulários, de acordo com suas necessidades. Analisar a documentação de ajuda criada pela empresa sobre o assunto é uma boa forma de começar com essas novidades.

Posts relacionados

Comentários