O melhor pedaço da Maçã.

Tenha controle total sobre layouts de teclado com o Ukelele

ícone do UkelelePodem me chamar de exigente, mas eu às vezes me pego com detalhes minimamente relevantes que fazem toda a diferença. Por exemplo, quando comecei a usar o Leopard com um teclado ABNT2 e, tristemente, descobri que era impossível escrever Í sem usar o Caps Lock. Ou quando adquiri um Apple Aluminum Keyboard com layout britânico e o #, apesar de estar bem acima do 3, só podia ser acessado via Option. Pra terminar, que tal um toque de spreadsheet madness? O teclado numérico tem um ponto, e não uma vírgula.

Publicidade

Minha raiva tristeza era não saber como pegar um layout desses e corrigir esses probleminhas. Ora, eu não conhecia o Ukelele, programa gratuito desenvolvido por John Brownie e distribuído pela licença de freeware da SIL International. Com ele, fazer pequenos ajustes fica muito mais fácil.

O Ukelele pode criar e editar praticamente qualquer tipo de layout de teclado formatado em XML, de forma a produzir caracteres Unicode — ou sequências curtas deles. Seu objetivo principal é viabilizar o uso de hardware em idiomas com pouco suporte, mas podemos empregá-lo para fins mais mundanos, como os que mencionei no início do post. E o nome, apesar de invocar o ukulele e luaus, é uma brincadeira com seu título completo: Unicode Layout Keyboard Editor (UKLE, saca?).

Ukelele - interface

Ao baixar o Ukelele, além do aplicativo em si, você recebe um manual de instruções em PDF e inúmeros layouts para começar a trabalhar. Em vez de editar os arquivos em XML (algo consideravelmente hardcore), você simplesmente visualiza um teclado na tela e pode, com o mouse, clicar duas vezes em qualquer tecla e determinar seu caractere correspondente. Como você pode ver acima, ele detecta se você pressiona teclas modificadoras (Shift e Command foram pra tirar a screenshot, hehe). Também é possível usar a Paleta de Caracteres (Character Palette) para arrastar e soltar cada símbolo desejado em suas respectivas teclas.

Ukelele - Modelos de tecladoA lista completa de modelos de teclados suportados pelo Ukelele, você na imagem ao lado: como dá pra perceber, ele é bem versátil.

Ao salvar um layout finalizado, você pode mandá-lo direto para a pasta ~/Library/Keyboard Layouts/ e, ao reiniciar a máquina, ele estará pronto para o uso. Devo confessar, até, que eu esqueci deste último detalhe e gastei alguns minutos me perguntando por que o layout não funcionava… 😛 Coisas da vida.

Gratuito, o Ukelele está na versão 1.8.3, é bastante leve (5,7MB) e tem compatibilidade com o Mac OS X 10.2 ou superior — mas ainda não sei ao certo se ele já é compatível com o Snow Leopard. Se ainda não for, certamente será, pois os responsáveis por esta ferramenta não estão dormindo no ponto (mas quem for designar e puder doar um ícone mais bonitinho, a comunidade agradece).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac OS X 10.6 Snow Leopard: QuickTime X vai bem além do novo Player

Próx. Post

Spotify aterrissa na iPhone App Store, mas por enquanto só rola em alguns países da Europa

Posts Relacionados