A Distimo publicou hoje seu relatório focado em lojas de aplicativos móveis referente ao mês de agosto, focando-se nos preços e distribuição de títulos entre App Store (iPhone e iPad, da Apple), BlackBerry App World (Research In Motion), Android Market (Google), Ovi Store (Nokia), App Catalog (Palm) e Windows Marketplace (Microsoft).
Segundo a pesquisa, o preço médio dos 100 apps mais populares no Android Market e no App Catalog são superiores ao preço médio de todo o catálogo de aplicativos das lojas analisadas. Na iPad App Store, especificamente, a média de preços é 16% maior que na iPhone App Store.
Mais de 60% dos apps custam US$2 ou menos na iPhone App Store, no Android Market, na Ovi Store e no App Catalog. Na iPad App Store e no Windows Marketplace, essa parcela é bem menor. Aplicativos pagos, em geral, custam menos no Android Market, na Ovi Store e no App Catalog.
De maio para agosto, a fatia de apps gratuitos no Android Market subiu de 57% para 60%; trata-se da loja com a maior parcela de aplicativos livres, dentre todas as analisadas. As fatias de Windows Marketplace, iPad App Store e BlackBerry App World são de, respectivamente, 22%, 26% e 26%.
Confira a seguir mais alguns gráficos interessantes, compilados pela Distimo: