Curiosidade: ainda não foi agora que a Apple lançou a _terceira geração_ do iPod touch ;-)

Nas últimas semanas, antes do evento “It’s only rock and roll” na última quarta-feira, falamos e comentamos muitos rumores/boatos sobre os novos iPods — especialmente o iPod touch, que em sua terceira geração viria com uma câmera e microfone embutidos, maior capacidade e possivelmente gráficos aprimorados. Bom, acertamos estes dois últimos, mas não os primeiros, para o descontentamento de muitos usuários.

iPod touch de terceira geração (3G)

Mais uma vez comprova-se o quanto que o mundo dos rumores é benéfico e ao mesmo tempo bastante maléfico para a Apple: a empresa tem uma publicidade gratuita de que nenhuma outra pode se gabar, mas ao mesmo tempo essas especulações e “vazamentos” geram expectativas tão grandes nos consumidores que anúncios abaixo do que era previsto acabam deixando muita gente triste, como se a Apple tivesse prometido alguma coisa e não tivesse cumprido, ou como se tivesse a obrigação de lançar tudo o que usuários desejam. Não é bem assim.

Apesar de já termos confirmações de que iPods touch com câmera estão sendo avaliados em Cupertino e novos boatos (e lá vamos nós de novo…) já apontarem a chegada de um modelo do tipo em breve, o leitor Juliano Rossi fez hoje uma descoberta, meio que sem querer, que poderá elevar os ânimos de muitos de vocês: os iPods touch atualizados pela Apple na semana passada *não* são os tão falados de terceira geração.

É isso mesmo: a nova linha de iPods touch nada mais é do que a mesma anterior, de *segunda* geração, porém agora com um update de capacidade e gráficos um pouco melhores nos dois modelos mais caros.

Tudo começou quando o Juliano olhava a página dos Apple In-Ear Headphones with Remote and Mic, na Apple Online Store. Rolando um pouco a tela, chegamos a uma área onde a Apple destaca quais modelos de iPods/iPhones são compatíveis com o acessório, e veja só:

iPods compatíveis

Sim, não há nenhuma referência a “iPod touch 3rd generation”, apesar de a Apple já ter adicionado aí não só o novo modelo de 160GB dos iPods classic, como também o “iPod nano 5th generation (video camera)”. Este sim, recebeu uma atualização digna de se pular a numeração de geração. O mesmo pode ser visto na página dos Apple Earphones with Remote and Mic, que acompanham os novos iPods em si.

Quer mais provas? 😉

  • No site oficial sobre os Apple In-Ear Headphones, a Apple Brasil já atualizou o rodapé da página com a seguinte indicação: “Fone Intra-auricular Apple com controle remoto e microfone requer a versão de software 2.0.1 para iPod classic (120/160GB), 1.0.3 para iPod nano (4ª e 5ª geração), e 2.2 for iPod touch (2ª geração).” Acredite se quiser, a Apple USA ainda não atualizou a mesma página. 😛
  • Acessando artigos de suporte da Apple que têm relação com os novos iPods, vemos mais uma vez a mesma referência. Peguei como exemplo um atualizado pela empresa na quinta-feira, isto é, no dia seguinte aos anúncios do evento. Em Syncing Videos to iPod, a área de produtos afetados indica: “iTunes, iPod touch, iPod nano (3rd generation), iPod classic, iPod (5th generation), iPod nano (4th generation), iPod touch (2nd generation)”.
  • Por fim, a Apple tem uma página em sua seção de suporte onde reúne todas as especificações técnicas de seus produtos. É claro que ela só precisa ser atualizada quando novos iProducts chegam ao mercado: foi assim com a nova linha de MacBooks, lançada na WWDC ’09, e com o iPhone 3GS. Porém, veja que curioso: da semana passada pra cá, apenas o iPod nano de quinta geração ganhou um item dedicado por lá. Nada de novo iPod touch.

Tech Specs de produtos da Apple

Diante de tudo isso, pedimos desculpas por termos nos referido aos novos touches, em nossos últimos artigos, como “iPod touch 3G” ou coisa do tipo. A partir de hoje, voltaremos a chamá-los de “iPods touch 2G”, sempre fazendo alguma referência aos modelos atualizados com até 64GB.

E mais uma vez eu digo: não acho que teremos que esperar mais um ano — até setembro de 2010 — para vermos a chegada do iPod touch de terceira geração. 😉

Posts relacionados

Comentários