O melhor pedaço da Maçã.

Apple promove grandes avanços em acessibilidade no iPhone 3GS com o firmware 3.x

Ícone - Acessibilidade

A Apple sempre foi uma empresa bastante comprometida com acessibilidade. Essa preocupação em entregar e disponibilizar seus produtos para todos, mesmo os portadores de necessidades especiais, é um dos principais fatores que a diferenciam de boa parte da indústria, principalmente a “indústria” informal.

Publicidade

Apple e Acessibilidade

Veja o que ela diz sobre o seu compromisso com acessibilidade:

Há mais de 20 anos a Apple oferece soluções criativas e inovadoras para pessoas com necessidades especiais, para que elas possam ter acesso a e divertir-se com produtos de avançada tecnologia como o Mac, iPod, iPhone e Apple TV.

Na verdade a Apple agrega várias soluções de acessibilidade aos seus produtos como funcionalidades padrão. Por exemplo, VoiceOver, a tecnologia de leitura de tela presente no Mac OS X, oferece descrição da tela e suporte a monitores Braille. Para as pessoas com dificuldade de usar um mouse, a tecnologia de busca Spotlight facilita a abertura de aplicativos e a localização de arquivos, imagens, eventos do calendário e artigos da Wikipédia com o teclado. E os produtos como iPod, iPhone, Apple TV e outros suportam o recurso “closed caption”.

De ontem pra hoje, através do blog Daring Fireball, do John Gruber, fiquei sabendo mais sobre o que a Apple tem feito em acessibilidade no iPhone. Antes de mais nada, vale uma lida neste artigo do Lioncourt.com, que detalha os avanços recentes feitos pela empresa no firmware 3.1, tanto para iPhones quanto para iPods touch. A lista, felizmente, não é nada pequena. 😉

Publicidade

Mas o que me impressionou ainda mais foi o vídeo de demonstração dos recursos de acessibilidade que a Apple colocou em seu site no lançamento do iPhone 3GS, e que eu ainda não tinha visto. Muito mais do que recursos como zoom e “preto no branco”, o smartphone realmente é totalmente otimizado para uso por pessoas com dificuldades diversas. Veja que só que fantástico:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dwwj9XTyM3k[/youtube]

Se você se interessou, confira abaixo mais dois vídeos que demonstram os recursos de acessibilidade dos gadgets da Apple. Eu os encontrei navegando pelo YouTube; ambos foram feitos pelos próprios usuários do produto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4apsIZCKXAY[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qkVxvqYF5vw[/youtube]

Boa parte dessas novidades foi anunciada e demonstrada na WWDC ’09 pela Apple, que está com os parabéns por toda essa iniciativa e preocupação. Confira também nosso artigo dedicado ao assunto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tallard Brasil anuncia acordo de distribuição com oito marcas de acessórios para produtos Apple

Próx. Post

Google leva chats de voz e vídeo do Gmail ao Orkut

Posts Relacionados