O melhor pedaço da Maçã.

Google lança Fast Flip, para tornar a leitura de artigos na internet mais rápida e intuitiva

Google - Gê

Sob a palavra de Marissa Mayer, executiva de buscas, o Google lançou ainda ontem um novo experimento ligado ao serviço News, que promete mudar a formar como os usuários lerão notícias no futuro. Intitulado Fast Flip, ele facilita a leitura diária de artigos sobre um determinado tópico, capturando-os dos seus respectivos portais de notícias de origem e alinhando-os sequencialmente em uma interface rápida de se navegar.

Publicidade

Google Fast Flip

De acordo com a empresa, este serviço tenta agilizar a apresentação de conteúdo que interessa aos usuários, comportando-se como uma revista online na qual eles apenas devem ir de um artigo a outro rapidamente (portanto “Fast Flip”) até encontrar o que querem. Quando isso acontece, aí sim eles precisam ir até o portal de notícias que publicou uma determinada matéria, para conferi-la na íntegra.

Google Fast Flip

Google Fast Flip

Assim, os usuários economizam tempo em relação a navegar por diversos sites diferentes no Google News ou em portais de notícias específicos, algo que pode ser muito lento devido ao carregamento de páginas individuais. No Google Fast Flip isso não acontece, pois cada artigo é capturado da fonte e disposto na página de uma forma otimizada, para tornar instantânea a visualização de um monte de sites e apenas chamar a atenção do leitor quando for preciso.

Você também pode buscar por artigos: o serviço guarda o contexto de cada um na captura da imagem (como o Spotlight no Safari 4) e aprende os seus gostos conforme você faz mais e mais buscas e leituras. É possível ainda “marcar” como favoritas matérias de que você tenha gostado, ou compartilhá-las via email.

Google Fast Flip

No modelo do Fast Flip, obviamente o conteúdo dos artigos não pode ser replicado sem autorização, ainda mais por não se tratar de um agregador de notícias comum, como o Google News. Isso é, sem dúvida, uma limitação a ser superada com tempo, mas a gigante de buscas começou bem: para começar o serviço, 36 parcerias foram firmadas com grandes sites de notícias, que compartilharão os lucros dos anúncios expostos em cada artigo visualizado.

Publicidade

O legal é que até uma interface calibrada para o Mobile Safari (iPhone OS) e para o Android Browser também foi preparada pelo Google. No cenário móvel, serviços como esse fazem toda a diferença:

Google Fast FlipGoogle Fast FlipGoogle Fast FlipGoogle Fast Flip

Caso tenha se interessado pelo Fast Flip, saiba que ele já está no ar para acesso imediato. Curiosamente, o serviço ainda está sob o domínio do Google Labs, indicando que ele poderá mudar com o tempo — quem sabe até integrar-se às opções de visualização do já conhecido News. Veremos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A evolução das propagandas da Apple

Próx. Post

Atenção, colecionadores! Apple I será colocado à venda no eBay

Posts Relacionados