ARM lança novas implementações da arquitetura Cortex-A9 e oferece chips com baixo consumo e alto poder de processamento

A ARM anunciou esta manhã o desenvolvimento de processadores dual-core, quad-core e octo-core através da implementação da arquitetura Cortex-A9. O novo design permite que chips dual-core entreguem velocidades superiores a 2GHz com baixo consumo de energia, com uma performance que os transforma em uma alternativa à tecnologia x86 disponível no mercado.

Mockup de Apple Tablet

A conquista é muito importante para o mercado de smartphones, netbooks e dispositivos portáteis para acesso à internet. Para se ter uma ideia do avanço obtido, considere que o iPhone 3GS utiliza um processador fabricado pela Samsung com a arquitetura Cortex-A8 e é limitado a 600MHz. Como a Apple provavelmente fará uso de um chip similar para a sua tablet, a implementação que foi apresentada hoje poderá equipar o novo produto.

A ARM prefere licenciar a tecnologia a outros fabricantes em vez de comercializar os próprios chips, e já deu início ao processo esta manhã. Com esse posicionamento, a empresa permite que a indústria entregue processadores personalizados para cada cliente. As companhias que já contataram a ARM disseram que as primeiras unidades deverão chegar ao mercado no final do ano.

A implementação apresentada hoje permite uma eficiência até oito vezes superior à tecnologia da Intel voltada para o baixo consumo e ainda entrega uma performance cinco vezes mais rápida do que a proporcionada pela família de processadores Atom.

Felizmente, com o Cortex-A9 será possível utilizar softwares como o Adobe Flash, AIR, Firefox e outros similares, que não eram suportados na geração anterior. Curiosamente, a nova geração não é compatível com o Microsoft Windows 7.

Se a Apple utilizará as novas licenças em um projeto que combine e agregue o expertise da PA Semi, isso ainda é incerto. Entretanto, os novos processadores poderiam, em termos de consumo eficiente e performance, entregar facilmente o tipo de experiência que a empresa procura oferecer em seus gadgets.

Posts relacionados

Comentários