ATI Eyefinity: conectando seis monitores mini DisplayPort a uma única placa de vídeo

A AMD lançou recentemente uma prévia da sua próxima geração de placas de vídeo de alto nível, intitulada ATI Eyefinity. Essa tecnologia, desenvolvida pela empresa, é capaz de produzir GPUs de grande poder computacional com a capacidade de suportar não dois, mas seis (!) monitores HD (alta definição).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mzGtxlaPQqY[/youtube]

Os recursos e possibilidades da novidade foram descritos no blog da fabricante. Ela se baseia no padrão DisplayPort 1.1 (também conhecido como Mini DisplayPort), que é o mesmo usado pela Apple em todos os seus computadores e, nesse caso, é capaz de diminuir os custos para conectar mais de dois monitores em Macs Pro.

Atualmente, essa é uma necessidade do mercado profissional e de setores de alta tecnologia, mas, nas palavras da AMD, também é algo que poderá se tornar mais acessível para o futuro. Cedo ou tarde, os benefícios da multitarefa dos sistemas operacionais nos farão usufruir de um maior espaço para trabalho, que pelo menos necessitará de um segundo monitor.

No vídeo acima, a placa de vídeo que gera imagem para os seis monitores é a Radeon HD 5870, revelada pelo Fudzilla como candidata ao mercado. Pelas especificações reveladas, ela virá com 2GB de memória GDDR 5 — para terem uma ideia, a 4870 usada hoje pela Apple oferece apenas 512MB.

Posts relacionados

Comentários