O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores começam a sentir os efeitos positivos da dupla GCD + OpenCL no Snow Leopard

Ícone de instalação do Mac OS X 10.6 Snow LeopardQuando falamos sobre Grand Central Dispatch (GCD) e OpenCL no Mac OS X 10.6 Snow Leopard, o foco em exibir números reais do uso dessas tecnologias não foi tão grande, pra não dizer que foi nulo. Entretanto, vários desenvolvedores profissionais já estão vendo os efeitos delas na prática e começaram a publicar comparativos preliminares de desempenho em relação ao Leopard, mostrado um enorme ganho no novo sistema.

Publicidade

Um exemplo disso, destacado pelo Hardmac.com, foi do desenvolvedor Christophe Ducommun, criador do MovieGate — um aplicativo codificador de vídeos para montagem de DVDs. Ao otimizá-lo para uso do GCD e inserir porções de OpenCL para uso mais eficiente da GPU, ele obteve ótimos resultados durante o processo de desenvolvimento da nova versão para o Snow Leopard.

MovieGate no Snow Leopard
Maior número é melhor
MovieGate no Snow Leopard
Menor número é melhor
MovieGate no Snow Leopard
Teste realizado com Codec ffmpeg; maior número é melhor

Observação: todos os testes foram realizados em um Mac Pro Quad Core com processador Intel Xeon de 2,66GHz e GPU NVIDIA GeForce 8800 GT.

O ganho geral constatado por Ducommun foi de aproximadamente 50%, o que é bom para um projeto em andamento. Mas o melhor de tudo é o fato de que qualquer aplicativo pode tirar proveito do melhor existente em cada Mac, desde que compatível com as novas tecnologias do Snow Leopard.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aorta Entretenimento lança apps da Rádio Jovem Pan (FM e AM) na iPhone App Store

Próx. Post

Saiba como usar o Mini Player do iTunes 9

Posts Relacionados