Crítico de cinema do Chicago Sun-Times elogia tecnologia VoiceOver da Apple

Ícone do VoiceOver

Ícone do VoiceOverVeja só que fantástico: há cinco dias, fizemos um artigo destacando os avanços em acessibilidade que a Apple realizou no iPhone OS 3.x, todos eles já presentes no Mac OS X há mais tempo. A preocupação da empresa em possibilitar o uso de seus produtos por portadores de necessidades especiais é fenomenal.

Publicidade

Roger EbertNesta sexta-feira, o NYTimes.com publicou uma carta de Roger Ebert em resposta a uma reportagem do começo da semana sobre tecnologias de fala para deficientes. Roger é um famoso crítico de cinema do jornal Chicago Sun-Times, que perdeu a fala após uma cirurgia para remoção de um câncer maligno.

Dentre todas as tecnologias desenvolvidas pela Apple nesse sentido, a que se destaca no caso de Roger é a VoiceOver, que permite a usuários se comunicarem através da leitura dinâmica de tudo o que está escrito na tela, incluindo o que aparece em páginas da web e em emails.

Roger diz que, depois que experimentou um MacBook, não teve dúvidas em abandonar um dispositivo específico para essa tarefa, que custa nada mais nada menos que US$8.000. O crítico destaca a praticidade do produto da Apple, unido a facilidades como as diversas vozes embutidas no computador e outras que podem ser adquiridas por preços bastante acessíveis.

“Qualquer um que usa um computador e perdeu o dom da fala sabe o quanto emails se tornam indispensáveis”, diz Roger. “É estúpido da parte de seguradoras insistir em um dispositivo inferior que custa dez vezes mais.” Falou e disse! 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…