Google lança Picasa 3.5, que se aproxima do iPhoto ’09 com novidades

Ícone do Picasa

O Google lançou hoje a versão 3.5 do Picasa para Mac, a primeira na plataforma Apple a abandonar a designação beta, desde que foi anunciada na Macworld 2009. Com o aplicativo, é possível organizar e editar fotos gratuitamente e, contrariando um pouco do seu conceito de “jogar bem” com o iPhoto, agora é possível dizer que ele se assemelha ainda mais com o produto comercial da Apple em alguns aspectos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gYO2uhrIZJ4[/youtube]

Uma das coisas que você notará na nova versão é a presença da função Name Tags, que está vindo do Picasa Web Albuns e você usa para organizar suas fotos através das pessoas presentes em cada uma delas, algo que a Apple já oferece no iPhoto ’09. Logo na primeira inicialização do Picasa 3.5, ele começa a analisar sua biblioteca para reconhecer os rostos presentes nas fotos e organizá-los por ordem de semelhança.

Assim como no iPhoto, é preciso um certo trabalho até ter tudo arrumadinho, mas vale a pena, ainda mais sabendo que o recurso está integrado ao Google Contacts, para auto-preenchimento. Uma vez que você organize as suas fotos, o banco de dados não apenas fica mais flexível para novo conteúdo, como também permite que você use suas Name Tags para criar colagens especiais, filmes em time-lapse e muito mais. Existe até uma forma de interagir com as Name Tags do Picasa Web Albuns.

Picasa

Na versão 3.5, também está presente um novo painel chamado Places, que você pode usar para georeferenciar suas fotos como no iPhoto ’09, mas de forma ainda mais fácil. A interface do recurso é semelhante à do Google Maps, então o uso dele é bastante familiar e integrado ao Picasa Web Albuns.

Picasa

O Google também trouxe novos painéis para tags e para importação de conteúdo, que estão muito melhores do que antes. No primeiro caso, é possível conferir um condensado das suas tags mais usadas, enquanto no segundo você pode usar como fonte de importação seus principais dispositivos para tirar fotos (câmeras, iPhone, etc.).

O Picasa 3.5 é gratuito e pode ser obtido em seu site oficial. Se você já é um usuário do produto, pode aguardar o update automático, que pode levar de um a dois dias.

Posts relacionados

Comentários