O melhor pedaço da Maçã.

Google SketchUp chega à versão 7.1 trazendo diversas novidades

22-sketchupO Google liberou agora há pouco a versão 7.1 de seu software de modelagem 3D, o Google SketchUp. Nessa versão, o aplicativo recebeu diversos novos recursos e correções para bugs, além de aprimoramentos internos que prometem deixá-lo mais usável do que nunca.

Publicidade

Confira abaixo as principais novidades.

Renderização aprimorada

O Google fez muitos aprimoramentos no motor de renderização do SketchUp, tornando-o muito mais eficiente para trabalhar com grandes projetos. Comandos como ampliar, orbitar sobre o objeto e desenhar agora respondem mais rapidamente e suavemente do que nas versões anteriores.

Publicidade

O Google explica, neste artigo em inglês como o usuário pode explorar todas essas melhorias realizadas no software.

Melhores trocas de arquivos

Visando melhorar a circulação de arquivos, o Google decidiu implementar ao SketchUp o suporte ao formato COLLADA (sigla para COLLAborative Design Activity), um formato de arquivos criado pela Sony que usa como padrão o XML. O formato COLLADA é utilizado em diversos aplicativos de renderização 3D, como o Blender e o 3ds Max.

Novas texturas para modelagem 3D

Os novos recursos Get Photo Texture e Nearby Models serão extremamente úteis na construção de modelos 3D texturizados. A primeira ferramenta possibilita acesso direto ao Google Maps Street View, permitindo o uso de texturas como as encontradas nas ruas. Já a segunda permite que você use a ferramenta de busca do 3D Warehouse para encontrar as arquiteturas nas quais você está trabalhando. O Google exibe no vídeo abaixo o funcionamento da ferramenta:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6uvkw3wUiYk[/youtube]

E como fica a versão Pro do SketchUp?

O Google afirma que a versão 7.1 será um grande update para o SketchUp Pro e será voltada especialmente para quem precisa fazer modelos 3D profissionais. Assim como no SketchUp 7.1, a firma de Mountain View incluiu o LayOut 2.1 na versão Pro. O LayOut 2.1 possibilitará a criação, o redimensionamento e o manuseio de projetos. A empresa disse que isso não é tudo que virá na versão Pro e irá detalhar os novos recursos nos próximos dias, no blog oficial do SketchUp. Para os curiosos de plantão, o vídeo abaixo mostra o funcionamento da nova versão do LayOut:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=l1Jcgc6luhM[/youtube]

. . .

O SketchUp é um produto multiplataforma, sendo suportado tanto pelo Mac OS X 10.4 quanto pelo Windows XP (ou superiores). O software está disponível em duas versões: uma paga (Pro) e outra gratuita, que pode ser baixada aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

USB IF posiciona-se do lado da Apple no caso Pre vs. iTunes

Próx. Post

Gizmodo revela imagens e primeiras informações sobre a Courier, tablet da Microsoft

Posts Relacionados