O melhor pedaço da Maçã.

Apple faz mudanças em acordos especiais de licenciamento de software para o setor educacional

A Apple alterou drasticamente os termos do seu programa de licenciamento de softwares destinado ao setor educacional, uma atitude que poderá contribuir para o aumento nos preços de atualização do Mac OS X e outros aplicativos para escolas e universidades. O modelo anterior, que baseava-se em volumes simples (e permitia a compra de sistemas operacionais por 30% do preço de mercado), está dando lugar a um sistema de cobertura baseado em compras anuais, no qual os preços são pré-determinados em contrato.

Publicidade

iMacs com aplicativos comerciais da Apple

Desconsiderando o fato de o custo médio para upgrade de softwares ter aumentado consideravelmente, o novo modelo não é tão ruim. A ideia é que os computadores de instituições educacionais sejam mantidos em atualizações muito mais frequentes, em que a cobertura de um ano dispensaria qualquer valor extra por lançamentos que viessem durante o período.

No novo modelo de licenciamento, também podem ser incluídas máquinas particulares de professores ou outros funcionários (desde que não ultrapassem os limites contratados). Além disso, a Apple pode fornecer todos os produtos necessários em mídias, caso a escola/faculdade não disponha de uma infraestrutura de distribuição eficiente através de redes locais.

Publicidade

O pacote básico de aplicativos inclui o Mac OS X 10.6 Snow Leopard e as suítes iLife e iWork; os preços vão de US$900 (para 25 máquinas) a US$200 mil (para 10 mil máquinas). Existem, ainda, acordos especiais de licenciamento educacional para softwares corporativos e profissionais, nos quais a cobertura varia entre 5 e 500 instalações.

[via MacNN]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple volta a mandar software indesejado para usuários de Windows

Próx. Post

Smith Micro Software lança StuffIt Deluxe 2010 para Mac

Posts Relacionados