Usuários do Mac OS X 10.6 Snow Leopard enfrentam problemas com fontes antigas em aplicativos

FonteUm tópico de ajuda aberto em 11 de setembro nos fóruns de suporte da Apple alerta para possíveis problemas de fontes que usuários do Mac OS X 10.6 Snow Leopard notaram, especialmente com aquelas categorizadas como PostScript Type 1 — um pouco antigas, talvez você não use nenhuma delas. Aparentemente, o espaço entre caracteres não está batendo com o original que era visto no Tiger ou no Leopard, fazendo os documentos adquirirem um visual bem diferente, muitas vezes estranho.

Julgando tratar-se de um problema isolado, usuários do QuarkXPress procuraram a desenvolvedora do aplicativo para avaliar o problema e uma resposta de um dos engenheiros foi registrada no fórum da empresa. Ele alegou que o problema está relacionado com uma das APIs do sistema da Apple que lida com a métrica das fontes afetadas, algo que está afetando usuários das versões 7 e 8 do aplicativo e deve ser corrigido pelos programadores de Cupertino.

Outras pessoas trazem explicações diferentes sobre o assunto: Kurt Lang, responsável pelo site Font Management on Mac OS X (Gerenciamento de Fontes no Mac OS X), disse que o Snow Leopard abandonou suporte ao uso de fontes PostScript Type 1 que não estejam em aplicativos da própria Apple, mas o problema é que usuários de produtos como o Keynote também estão relatando falhas com esse tipo de fonte.

Já um outro usuário publicou na discussão um comentário diferente, que ele supostamente recebeu de um engenheiro da Apple e torna a identificação do problema ainda mais complicada. Segundo ele, não mudaram os tipos de fontes suportados pelo Mac OS X e, apesar de alterações nas APIs que lidam com texto terem sido feitas, elas não deveriam ser notadas por ninguém — até o momento, pelo menos, eu não notei nenhuma.

A Quark deverá registrar um relatório junto à Apple para a identificação do problema, caso ela acredite que esteja em algum componente modificado no sistema operacional. Até lá, quem lida com fontes muito antigas nas máquinas continuará passando por apuros enquanto uma correção não vier para essa área.

Posts relacionados

Comentários