O melhor pedaço da Maçã.

Resenha de leitor: iPod nano 5G de 16GB

Por Alexandre Focante

Publicidade

No dia 9 de setembro, a Apple lançou os novos iPods nano de quinta geração, com capacidades de 8GB e 16GB. No domingo seguinte (13/9), eu já estava com um desses brinquedinhos nas mãos. Tive a sorte de um primo estar nos Estados Unidos bem na semana desse lançamento, e ele acabou me trazendo um.

iPod nano 5G azul

Já uso o iPhone e tenho uma porção de músicas e vídeos, mas nem sempre é tão confortável ir a uma academia com ele, afinal, o gadget é grande e incômodo. Por isso, optei por esse novo iPod nano — no meu caso, de cor azul.

iPod nano 5G azuliPod nano 5G azul

Num primeiro momento, não percebi grandes diferenças do seu antecessor, porém algumas coisas são visíveis logo de cara, começando pelo tamanho do visor, que é maior. No geral, o aparelho está bem compacto e muito leve. Seu corpo é de alumínio, disponível em várias cores: rosa, laranja, verde, azul, roxo, preto e prata. Em Apple Retail/Online Stores, ainda há as opções especiais vermelha e amarela.

Publicidade

Logo de cara, baixei várias músicas e vídeos nele para testar sua qualidade, que obviamente não decepcionou nem um pouco. A profundidade do som é excepcional, e o manuseio pelos menus, como sempre, fácil e intuitivo. Claro que agora existem duas novas opções ali, para o rádio e para a câmera.

iPod nano 5G azuliPod nano 5G azul

O rádio do novo nano funciona muito bem, mas requer que os fones de ouvido estejam anexados. Ele é bem fácil para sintonizar as estações, além de possuir a funcionalidade de reconhecimento digital das rádios, que mostra na tela do gadget o nome da emissora, programa e estação, conforme disponibilidade da transmissão da rádio. O recurso Live Pause tem um buffer interno de 15 minutos, permitindo que a transmissão seja interrompida a qualquer momento, em caso de necessidade. As emissoras prediletas também podem ser salvas na memória do aparelho.

Já a câmera tem uma ótima qualidade de imagem, porém não tira fotos, somente filma. Integrado a ela está um microfone com uma qualidade razoável de captação de som. A câmera também possui vários efeitos especiais, bem parecidos com os do Photo Booth do Mac OS X. Gravei e editei um vídeo com a maioria deles, confira:

YouTube video

Publicidade

O único incômodo é que não é tão fácil segurar o iPod para filmar: se você não tomar cuidado, é possível ver seu próprio dedo à frente da câmera. Depois que você acha o seu jeito e posição certos, dá para utilizá-lo como uma ótima filmadora de bolso.

iPod nano 5G azuliPod nano 5G azul

Com o microfone também conseguimos gravar somente voz, assim como em iPhones/iPods touch. Dentro do menu “Extras” encontra-se essa opção de “Voice Memos”. Também nesse mesmo menu, existem algumas outras opções, como a funcionalidade “Fitness” (funciona também como conta-passos e pode até sincronizar-se com o iTunes, disponibilizando suas caminhadas no Facebook), contatos, relógios, games, anotações, alarme, cronômetro, entre outras.

iPod nano 5G azul

Quanto à sincronização, nada mudou, continuando no mesmo esquema com o iTunes, inclusive com fotos, podcasts, vídeos, músicas, etc. Nos filmes, colocando o aparelho na vertical, ele alterna a visualização para o modo “Cover Flow”.

O novo iPod nano também possui um acelerômetro embutido tal como seu antecessor, ótimo para jogos e para a função “Shake to Shuffle”, que seleciona uma faixa aleatória bastando que o aparelho seja chacoalhado.

iPod nano 5G azul

Já em sua quinta geração, o iPod nano é muito leve, traz um design incrível, tem uma tela de ótima resolução e é bem fácil de manusear, mostrando o porquê de a Apple ser líder nesse mercado de inovações, desde o primeiro dos iPods. Estou satisfeitíssimo com a minha compra. 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fazer fortunas na App Store não é mais tão fácil, afirmam desenvolvedores

Próx. Post

Vendas de final de ano contribuirão significativamente para o crescimento da Apple em 2009

Posts Relacionados