O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: novidades estão chegando!

Logo - Apreendedor

No início deste ano elaborei várias metas e objetivos a serem alcançados, entre eles o de apoiar pessoas interessadas no universo de apps — o que me levou a escrever a série de artigos Appreendedor. Em conjunto a alguns convidados especiais falamos sobre apps, empreendedorismo, inovação, enfim, assuntos diversos que inspiraram e mexeram com o lado criativo de muita gente.

Publicidade

De artigos com foco no universo mobile, aos poucos percebia que uma comunidade de empreendedores em diversos segmentos estava sendo formada em torno da série. Fiquei surpreso ao apurar o resultado de uma pesquisa realizada em junho; com a participação de mais de 1.500 leitores, descobrirmos o perfil do grande público e seus interesses. Outro marco importante para a série foi a convocação de colaboradores para a construção de um app com propósitos comerciais em benefício de empreendedores sociais de comunidades excluídas; nesse processo, tivemos mais de 300 inscritos na etapa inicial de seleção.

Nesses dez meses de artigos, fiz várias viagens ao redor do mundo (Dubai, Hong Kong, China e Estados Unidos) em busca de novas histórias e inspirações para a série. Em uma dessas, conheci o Artur Sousa — mestre em Empreendedorismo Social formado pela Hult International Business School — e juntos decidimos construir algo que apoiasse e gerasse valor para o empreendedor brasileiro. Primeiro identificamos alguns problemas, como por exemplo:

  • Cursos no exterior são extremamente caros, especialmente na região do Vale do Silício, onde o custo de vida é o mais caro dos Estados Unidos.
  • É relativamente alto o tempo que um empreendedor gasta para conhecer sozinho um ambiente e criar uma rede de relacionamentos para novos negócios.
  • Grande parte da população brasileira não domina a língua inglesa.

Em seguida, buscamos soluções para resolver os problemas acima e outros mapeados no plano de negócios. O resultado desse trabalho gerou um produto feito por brasileiros para brasileiros, conectando pessoas interessadas na cultura e nas melhores oportunidades de cada região. Nosso primeiro evento formatado foi o curso Imersão Total no Vale do Silício [PDF], no qual conseguimos manter o menor custo comparado aos benefícios viabilizando a participação de empreendedores em aulas teóricas e práticas através de eventos e visitas técnicas a empresas da região. Todo o curso é ministrado em português, porém os alunos receberão aulas de inglês todos os dias pelas manhãs dentro de uma universidade americana, local onde tudo acontece durante duas semanas.

Publicidade

Estamos muito felizes com a realização deste projeto, foram muitos dias e noites dedicados à preparação e à formatação do curso, suas atividades e parcerias. A primeira turma acontecerá a partir da próxima semana (18/10) e você, leitor, poderá acompanhar tudo pelas nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Vimeo), além de ler um resumo completo por meio dos nossos artigos semanais.

“É incrível como força de vontade e foco podem proporcionar uma programação tão especial. Os parceiros que trouxemos para o grupo vão de startups a grandes empresas. O nosso diferencial é proporcionar um valor acessível para a maioria dos empreendedores no Brasil — transitando entre eventos, empresas e o desenvolvimento do projeto de cada participante, seguimos o que há de mais moderno no Vale hoje”, conta o cofundador do Appreendedor, Artur Sousa.

Publicidade

Outra novidade que gostaríamos de compartilhar é sobre a expansão da série Appreendedor. Amamos a comunidade MacMagazine — local onde surgimos e temos o prazer de anunciar a todos —, mas, como todo projeto em crescimento, precisamos atingir novos públicos empreendedores espalhados pelo Brasil que não estão ligados à comunidade Apple. Por isso, a partir desta semana iniciaremos a publicação da série Appreendedor também no portal Startupi.

Como de praxe seguiremos com os artigos publicados aqui às terças-feiras, e novos artigos todas as quintas-feiras em um grande portal especializado no mundo das startups brasileiras.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acompanhe, nesta quinta-feira, a cobertura completa do evento especial da Apple aqui no MacMagazine!

Próx. Post

Microsoft lança Skype Qik, novo app multiplataforma para comunicação com vídeos curtos

Posts Relacionados