WebGL também está disponível para testes no Google Chrome

ChromiumDepois de estrear no WebKit e ir parar no Firefox, a tecnologia gráfica WebGL acaba de entrar no conjunto de recursos do Google Chrome, inclusive nos seus nightly builds para o Mac OS X. Ainda um trabalho em andamento, ela será o padrão aberto para gráficos 3D na web nativa, permitindo que sejam integrados a sites através de comandos em JavaScript.

Caso você esteja fazendo testes com o browser, pode baixar o último build para Mac no repositório do Google e começar a testar WebGL nele iniciando-o pela linha comando — a CNET News explica como fazer isso. Assim como nos navegadores concorrentes, incompatibilidades poderão ser encontradas facilmente, já que a expectativa de finalização da tecnologia só está prevista para o primeiro semestre de 2010.

Há várias demonstrações circulando pela internet para explorar o poder atual dessa tecnologia. O blog de hacks da Mozilla listou algumas há um tempo, e também publicamos um vídeo com outras neste artigo. No futuro, todas essas criações serão capazes de rodar em navegadores abertos sem que nenhum plugin seja necessário.

Posts relacionados

Comentários