O melhor pedaço da Maçã.

Apple volta ao quarto lugar entre as maiores fabricantes de computadores nos Estados Unidos

De acordo com os últimos dados da IDC, a Apple voltou a ocupar o quarto lugar entre as maiores fabricantes de computadores no mercado norte-americano, respondendo por 9,4% do total das vendas do setor no trimestre passado. As estimativas apontam um total de 1,64 milhão de Macs vendidos apenas nos Estados Unidos, representando um crescimento sequencial de 35,2% e um aumento de quase 12% em relação ao mesmo período de 2008.

Publicidade

Família de Macs

Levando em consideração os números anuais, a Apple cresceu quase cinco vezes mais do que a média da indústria. Na sua frente, ficaram a Acer (com 11,1% das vendas do terceiro trimestre), Dell (25%) e HP (25,5%), ocupando pela primeira vez o topo da lista de maiores fabricantes nos Estados Unidos — apesar do crescimento pequeno, ela contou com uma forte queda de quase 13,5% nas vendas da Dell.

Vendas do IDC - Q3 2009

Outra fabricante que tem se destacado nas análises da IDC é a Acer, cujas vendas cresceram 48,3% nos Estados Unidos e 25,6% na média mundial, em relação a 2008. Dessa forma, ela conseguiu tomar da Dell a segunda colocação no ranking mundial de vendas de PCs e ameaça a HP, crescendo muito mais do que a sua principal concorrente no momento.

Publicidade

Toshiba e Lenovo também foram muito além das expectativas em relação ao terceiro trimestre de 2008, registrando crescimentos de 6,9% e 18,2%, respectivamente. No fim das contas, as vendas foram positivas e conseguiram recuperar a forte queda causada pela crise na primeira metade de 2009.

Publicidade

No ranking mundial, a Apple não está entre as cinco maiores, mas estima-se que o seu percentual de mercado esteja em torno de 4%. Grande parte do seu crescimento em relação à média da indústria pode ser atribuído às boas vendas de MacBooks, atualizados no início do segundo semestre e bastante procurados durante a volta às aulas nos Estados Unidos.

Gartner

A Gartner também liberou os seus números sobre as vendas de PCs no terceiro trimestre, mas eles não foram tão animadores quanto os da IDC. A Apple manteve o quarto lugar entre as maiores fabricantes do setor, mas com um crescimento inferior aos 7%, market share igual a 8,8% e um total de 1,572 milhão de Macs vendidos nos Estados Unidos.

Gartner - Mercado de PCs no Q3 2009

Gartner - Mercado de PCs no Q3 2009

Aqui, a Dell ainda aparece como a maior fabricante, porém não tão longe da rival HP e caindo bastante (quase 9%), enquanto Acer e Toshiba não param de crescer. A Gartner também informa que os preços de computadores vendidos no terceiro trimestre de 2009 caíram aproximadamente 20% em relação ao mesmo período de 2008, tornando hardware mais acessível, favorecendo o mercado de PCs em geral para um crescimento de quase 4% e diminuindo a vantagem da Apple sobre a média da indústria.

Nos dados regionais, as vendas de computadores pessoais na América Latina caíram quase 4%, com 6,9 milhões de unidades vendidas. A Gartner espera que esse número volte a crescer no próximo trimestre, favorecido pelas festas de final de ano e também pela forte recuperação financeira, especialmente de países emergentes como o Brasil.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Software de realidade aumentada Layar chega à iPhone App Store (e não custa nada)

Próx. Post

iPhones 3G e 3GS estarão disponíveis para compra na China em 30 de outubro

Posts Relacionados