Fala, Hagge! O Bicho da Maçã: Você não foi convidado…

Maçã com minhoca

Maçã com minhocaÉ muito decepcionante acompanhar o que vem acontecendo com o controle de qualidade de softwares dentro da Apple nos últimos anos. Justamente o software, que sempre foi a diferença crucial entre um Mac e todos os outros computadores existentes (não, o PowerPC não era melhor que o Intel há muito tempo).

Publicidade

O último caso — muitíssimo grave, por sinal — envolve o recurso de usuário convidado (“Guest”) do Mac OS X, que existe desde a versão 10.5 e permite que outras pessoas usem o seu Mac durante um período curto de tempo (ou em uma emergência), mas sem estar na sessão do seu usuário padrão. Ao adotar o perfil de usuário convidado, você pode usar todos os recursos do sistema, mas, quando encerrar a sessão, todos os dados e arquivos salvos serão apagados, isto é, toda a pasta Início do usuário convidado é eliminada sempre que se encerra a sessão (a cada início, parte-se de uma zerada).

Pois, no Leopardo das Neves, esse recurso ganhou um novo truque: além de apagar a pasta de usuário do convidado, ele apaga também a do seu usuário padrão. Pra não me alongar muito, isso é no mínimo humilhante e comparável ao bug mais cabeludo de qualquer versão do Windows de que se tenha conhecimento. É inaceitável.

Publicidade

A nova versão do Mac OS X, a 10.6, prometia um sistema muito mais leve, rápido e seguro. De um modo geral a promessa foi cumprida, mas erros primários de programação como o supracitado fazem com que a gente fique com a pulga atrás da orelha com relação a todo o resto do sistema — será que dá pra confiar mesmo, de olhos fechados, como outrora?

Tá certo que, desde o lançamento, as atualizações do Mac OS X foram mais na lataria do que no motor, às vezes algumas modificações de tunning, mas os mecânicos de Cupertino não são mais os mesmos. Prova disso é que a segunda atualização do sistema — a 10.6.2 — deve sair nos próximos dias, batendo o recorde universal de atualizações relâmpago por problemas graves dentro do mundo Apple.

Portanto, fica a dica: backup já, agora e sempre! Use o que quiser, desde HD externo, disco virtual nas nuvens e máquinas do tempo até chaveiros USB. Só tome cuidado com uma coisa: se estiver usando um Time Capsule e ele estiver com mais de um ano de idade, é bem provável que ele morrerá logo.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…