O melhor pedaço da Maçã.

FreeBSD é o primeiro sistema operacional a aproveitar os recursos do Grand Central Dispatch fora do novo Mac OS X

Grand Central DispatchHá pouco mais de um mês, a Apple liberou na internet o código-fonte do Grand Central Dispatch, recurso introduzido no Mac OS X 10.6 Snow Leopard para aprimorar as capacidades dos aplicativos no uso de múltiplos núcleos de processamento. Com a formação de um projeto independente para trabalhar nessa área, não demorou muito para surgirem interessados em aproveitar essa tecnologia através de outros sistemas operacionais, e hoje o OS News trouxe informações sobre o primeiro sistema que conseguiu aproveitá-la de forma bem sucedida.

Publicidade

Trata-se do FreeBSD, sistema operacional que formou as bases do Mac OS X no passado e que, graças à sua comunidade, contará com uma implementação própria do GCD em breve (mais precisamente, na versão 8.1). Foi preciso adicionar algumas funções extras para a plataforma, sem falar que os desenvolvedores envolvidos no projeto trabalharam bastante para colocar a tecnologia em funcionamento dentro de um ambiente POSIX, o que facilitará ainda mais a sua migração para outros sistemas operacionais baseados em UNIX, ou até em Linux.

Para os aplicativos, foi desenvolvido um novo compilador que reconhece a estrutura de séries e blocos por onde os desenvolvedores preparam o seu código para aproveitar múltiplos núcleos de forma semelhante ao Snow Leopard. Mas, por enquanto, ainda existem tarefas em aberto para adaptar todos esses recursos no FreeBSD.

Será preciso portar as suítes de testes necessárias do Grand Central Dispatch na nova plataforma, além de investigar o impacto das otimizações que a Apple fez na versão do Mac OS X para determinar se o mesmo deverá ser feito na nova plataforma. Além disso, o pessoal da comunidade responsável por esse trabalho também quer explorar o uso da nova tecnologia em componentes de base do FreeBSD.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

IM+ para iPhone ganha reconhecimento de voz e notificações de emails via push

Próx. Post

Sony colocará o novo álbum “This Is It”, de Michael Jackson, na iTunes Store [atualizado]

Posts Relacionados