O melhor pedaço da Maçã.

CTO do Dailymotion reclama da forma como o iPhone OS trata vídeos não-provenientes do YouTube

Dailymotion para iPhoneÀs vésperas do lançamento do seu próprio aplicativo para iPhone, o Dailymotion cedeu um pouco de tempo ao seu chefe-executivo de tecnologia, Olivier Poitrey, para falar ao MacGeneration sobre o assunto. No meio das perguntas ligadas ao processo de desenvolvimento dos recursos que o novo produto oferece, Poitrey fez comentários bem sérios sobre a forma como a Apple destaca o YouTube na sua plataforma móvel, impossibilitando que os recursos especiais do Mobile Safari para ele beneficiem outros sites do tipo.

Publicidade

Para quem não sabe, o navegador móvel da Maçã é capaz de exibir vídeos do YouTube no formato H.264, ou seja, sem Flash — algo que será bem abrangente na sua concorrência em breve. Para atingir isso, porém, o Google não precisou esquentar a cabeça para desenvolver alternativas de exibição do seu conteúdo online, pois a Apple criou um plugin para reconhecer a presença de um vídeo do YouTube nas páginas, exibindo-o como um arquivo H.264 nativo e integrado aos recursos de mídia do iPhone OS.

Esse sistema não é compatível com outros serviços de vídeos online, e Poitrey reclama que o Dailymotion contatou a Apple interessado em fazer uma proposta de integração semelhante, mas foi ignorado. Apesar de ter encontrado alternativas para exibir vídeos numa forma que o Mobile Safari compreende, nada chega aos pés da implementação compatível com o YouTube, em termos de confiabilidade.

Para Poitrey e todo o Dailymotion, que é aliado da Mozilla na iniciativa de oferecer vídeo de forma livre em toda a internet (sem plugins), a forma como a Apple dá apoio exclusivo ao YouTube pode prejudicar a expectativa de crescimento de outros sites do tipo no futuro, mesmo que eles possuam potencial para oferecer melhores funções do que o serviço do Google. No entanto, o Dailymotion assumiu uma posição de neutralidade sobre o assunto e não o utilizará como artifício para criticar a Apple.

[via Macsimum News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é novamente processada por violação de patente, desta vez relacionada com tecnologia Ethernet

Próx. Post

Apple detalha criptografia de acesso a documentos do iWork.com

Posts Relacionados