Suporte da Intel ao padrão USB 3.0 poderá ser adiado para 2011

Um novo rumor sugere que a Intel estaria adiando a inclusão de suporte ao padrão USB 3.0 em chipsets e placas-mãe de computadores, algo que não acontecerá antes de 2011. Uma “fabricante grande” de PCs alega que ela está mais focada em expandir o suporte do mercado à sua atual plataforma Nehalem (que finalmente chegou ao iMac) e completar transições pendentes que já existem, mas aguardar mais tempo por algo que pode (e precisa) ser implementado agora não será bom para o mercado.

Publicidade

USB logo

O novo padrão USB é muito importante para uma enorme variedade de produtos, pois atinge velocidades bem altas (de até 5 gigabits por segundo) e é compatível com qualquer dispositivo da geração atual. Para se propagar no mercado, é imprescindível que a Intel também o suporte, embora as especulações de adiamento ainda não tenham sido confirmadas por ela.

Enquanto isso, a recém-anunciada tecnologia Light Peak, que pode concorrer no mercado com a USB, já promete de cara velocidades de transferência de até 10 gigabits por segundo, e é prometida para 2010. Contudo, o domínio que o padrão universal estabeleceu nos últimos dez anos tornará a possibilidade de crescimento dela bem difícil; logo, seria bom contarmos com a sua versão 3.0 em computadores o mais rápido possível.

Publicidade

[via Electronista]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…