Saiu pela culatra: propaganda de app para Android aumenta vendas de outro, na App Store

Com quantas letras se escreve “publicidade gratuita”? Recentemente, uma propaganda do myTouch 3G, pela T-Mobile, mostrou um aplicativo de Android que permite escrever na tela do aparelho como se ela fosse um vidro embaçado com vapor d’água. Veja só (o filme é bem legal):

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GIASVvzZ2Q8[/youtube]

Eu pergunto: você conhece este app? Quem responder iSteam passou bem perto. Contudo, existe um outro aplicativo com a mesma função, o iFog, da ApParty. Pois bem, se a propaganda, veiculada nos EUA, é do myTouch 3G e da T-Mobile, por que estou falando de um aplicativo para o iPhone, da AT&T?

Gráfico de vendas do iFog nos EUA e no resto do mundo
Gráfico de vendas do iFog nos EUA e no resto do mundo

Simples: esse filme bonitinho foi responsável por um aumento bem interessante nas vendas do iFog, conforme você pode ver no gráfico acima. Lançado em dezembro de 2008, o aplicativo de US$1 (4,4MB, na App Store) vinha experimentando uma média de 250 vendas por semana; este número dobrou, de repente, e só então os desenvolvedores perceberam que foi por conta desse anúncio da T-Mobile. Foi como se a aparição dessa funcionalidade reavivasse a memória dos consumidores.

A parte mais engraçada é que o app que vemos no vídeo não é da ApParty: ele é o Steamy Window Pro, da Swiss Codemonkeys. Isso que eu chamo de “espírito de comunidade”: a divulgação de um desenvolvedor beneficia outro. 😛

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários