O melhor pedaço da Maçã.

Apple registra pedidos de patente com técnicas de resfriamento a água para notebooks

A Apple registrou dois pedidos de patente que descrevem técnicas de resfriamento a água, com intenção de serem aplicadas em notebooks. Em ambos os pedidos, ela explica que os crescentes avanços em poder de processamento tornam cada vez mais difícil a otimização da temperatura operacional de computadores.

Publicidade

Apesar de as técnicas atuais serem bastante satisfatórias, permitindo que notebooks e até mesmo smartphones tenham excelente desempenho com temperaturas de operação consideráveis, o uso de componentes eletrônicos que elevam o poder computacional por meio do aumento da densidade de performance/consumo de energia e temperatura podem levar fabricantes de computadores a desenvolver sistemas mais robustos e eficientes para dissipar calor em computadores e dispositivos móveis.

Um deles está ilustrado acima. Basicamente, consiste no uso de uma pequena bomba, com um sistema de circulação que enviaria fluído de refrigeramento tanto no estado gasoso quanto líquido para bem próximo dos componentes a serem resfriados. Com o uso de partículas metálicas, o calor seria transferido mais rapidamente por esse sistema, até ser dissipado por saídas de ar bem finas.

Publicidade

Uma outra técnica sugerida pela Apple possui menor custo de implantação, e aparenta surtir o mesmo efeito da anterior. Nesse caso, ainda seria preciso o uso de uma pequena bomba com líquido de refrigeramento, mas que dissiparia o calor numa chapa de alumínio localizada atrás do display — com uso de telas LED mais finas, essa técnica torna-se ainda mais viável.

O interessante é que isso ajudaria a solucionar um problema muito comum causado pelo uso de alumínio na construção dos portáteis da Apple, que torna quase impossível a utilização deles no colo devido ao calor acumulado na parte inferior.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedores agora podem emitir códigos promocionais de aplicativos na App Store

Próx. Post

Adobe não será expositora na Macworld Expo 2009

Posts Relacionados