O melhor pedaço da Maçã.

Gartner diz que vendas de smartphones superarão as de notebooks ainda este ano

Logo da Gartner

A Gartner liberou hoje uma nova pesquisa que revela dois aspectos bastante interessantes: o primeiro é que, segundo ela, as vendas de smartphones deixarão pra trás as de notebooks ainda este ano. E é exatamente isso que nos leva ao segundo aspecto: até o final de 2009, “todas [sic] as fabricantes de PCs também atuarão no segmento de smartphones”.

Publicidade

Logo da Gartner

De acordo com dados da Gartner, smartphones compreendem hoje 14% de todas as vendas de dispositivos móveis, e chegarão a 37% de todos os handsets vendidos no mundo em 2012. Até lá, o faturamento de smartphones chegará a US$191 milhões, bem mais que os US$152 milhões previstos na comercialização de PCs. Atualmente, a taxa de crescimento desse mercado é de 29% ano após ano, por isso ela prevê que 2009 fechará com um total de 180 milhões de unidades vendidas.

“Fabricantes de PCs devem entender que, apesar de a convergência de tecnologias oferecer uma oportunidade de entrada na arena de smartphones, os modelos de negócios, penetração no mercado e posicionamento de produtos é bem diferente do segmento de PCs”, disse Roberta Cozza — principal analista de pesquisas na Gartner —, referindo-se às dificuldades que essas empresas enfrentarão em tais novas empreitadas.

Publicidade

Diante desse e de outros aspectos, a Gartner não prevê que o market share de qualquer fabricante de PCs chegue a ou supere 2% no mercado de smartphones durante pelo menos os próximos três anos. A Apple é exceção, claro, já tendo passado dos 13%.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google pretende criar “App Store” para o Wave

Próx. Post

Google pode estar trabalhando em sistema de navegação via GPS gratuito

Posts Relacionados