O melhor pedaço da Maçã.

Pinch Media analisa números de apps pagos para iPhones/iPods touch

Depois do seu estudo sobre pirataria na App Store, a Pinch Media publicou esta semana uma nova pesquisa focada em apps pagos, que trouxe dados e informações bastante relevantes sobre o mercado de aplicativos para iPhones/iPods touch e o comportamento de consumidores.

Publicidade

No geral, ela estima que 610 milhões dos 2 bilhões de downloads anunciados pela Apple foram de apps pagos, que teriam gerado cerca de US$900 milhões em receita para desenvolvedores desde a estreia da loja.

O primeiro aspecto a se considerar sobre isso é que tal número não é dividido igualitariamente entre os desenvolvedores, é claro. Como tudo na vida, a minoria fica com a maioria dos lucros. Na App Store, isso não é diferente; a *média* atual é de uma receita de US$12.100, ou US$8.500 (~70%) para o desenvolvedor.

Pinch Media e paid apps

Publicidade

Além disso, constata a Pinch Media, há evidentemente uma grande disparidade entre a média de downloads de um app pago para um gratuito: 9.300 e 71.000, respectivamente. Apesar de aplicativos pagos compreenderem 30% do total de downloads, eles compreendem 77% dos quase 100 mil títulos disponíveis na loja.

. . .

Publicidade

Algo bastante interessante descoberto pela Pinch Media é que o número de downloads de um app não necessariamente está ligado ao seu preço, ou seja, se um título de US$5 realmente vale a pena e é reconhecido pela sua utilidade, ele tem grandes chances de fazer tanto sucesso quanto outro de US$1.

Pinch Media e paid apps

Para a Pinch Media, os preços só começam a afetar mais direta e profundamente os consumidores quando passam dos US$5. Nesses casos, a compra de títulos deixa de ser feita por impulso.

Publicidade

. . .

Por fim, algo bem curioso: apps pagos costumam ser usados mais que apps gratuitos. Eu sei bem como isso é, na prática; logo quando comprei meu iPhone, adquiri alguns créditos na iTunes Store e acabei comprando alguns títulos que nunca nem sequer usei. Um deles me custou US$7 (!), mas só depois descobri que não era tão útil quanto eu esperava.

Pinch Media e paid apps

Por algum motivo inexplicável, apesar de aplicativos de US$5 serem muito mais usados que os de US$1, títulos de US$10 são bem menos usados que os de US$5.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sábado de wallpapers! Acabamos de adicionar mais cinco à nossa galeria! ;-)

Próx. Post

Settlers of Catan lançado na iPhone App Store

Posts Relacionados