Bug do Mobile Safari pode consumir pacote de dados mesmo não estando aberto no iPhone

Mobile SafariO site estoniano AppleSpot descobriu um bug estranho no Mobile Safari, capaz de afetar negativamente a conta de celular de muitos usuários de iPhones. Aparentemente, o navegador dos gadgets da Apple é capaz de continuar utilizando a conexão com a internet para manter streams de imagens JPEG em segundo plano, ou seja, mesmo com o aplicativo encerrado, pois ele é um dos poucos que a empresa permite que opere dessa forma no iPhone OS.

Publicidade

Streams de JPEGs (também conhecidos como Motion-JPEGs) normalmente são usados em diversos sites que fazem coberturas ao vivo de eventos ou mantêm webcams disponíveis para visualização pública, pois permitem a exibição de imagens (quase) ao vivo requerendo baixo consumo de largura de banda — daí a vantagem de serem usadas em sites móveis. Caso uma página com esse tipo de conteúdo seja aberta no Mobile Safari e o usuário pressione o botão Home sem fechá-la, o stream continuará rolando em segundo plano, consumindo o pacote de dados do usuário sem que ele saiba de nada.

Uma falha dessas não aparenta afetar muita gente, mas pode ser prejudicial em diversas situações. Os estonianos que a descobriram alegaram ter sido capazes de transferir 740MB de dados em uma hora de testes com o Mobile Safari fechado, e, se não tivessem um pacote de dados ilimitado, teriam sido forçados a pagar cerca de US$3.000 por isso.

Como a Apple não costuma revelar bugs até possuir uma correção para eles, o jeito é esperar que esse problema seja resolvido em algum update futuro para iPhones/iPods touch.

[via MobileCrunch]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…