O melhor pedaço da Maçã.

Google Analytics agora pode ser usado para monitorar o uso de aplicativos para iPhone OS e Android

O Google anunciou hoje o lançamento de uma novidade especial para o uso do Analytics em smartphones, porém não ligada ao monitoramento de sites e web apps, e sim em aplicativos nativos. Agora, desenvolvedores podem integrar o serviço em apps para iPhone OS e Android, utilizando os mesmos relatórios detalhados que talvez alguns de vocês conheçam na internet para monitorar o uso de partes específicas deles.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fIP2gt109R8[/youtube]

Um primeiro caso de sucesso da novidade já foi divulgado pelo Google e pode ser conferido no vídeo acima. Ao que tudo indica, trata-se de algo bem fácil e seguro de se implementar em aplicativos, lembrando de longe a solução da Pinch Media.

Assim como em websites, é possível monitorar basicamente dois tipos de informação: pageviews e eventos. Obviamente, aplicativos para smartphones não possuem páginas para terem o seu número de acessos contabilizado por pageviews, mas, ao determinar onde o aplicativo deve gerar um deles a cada acesso do usuário, o desenvolvedor “ensinará” ao Analytics como agregar os dados de uso dele nos relatórios que podem ser gerados.

Publicidade

Esses relatórios visam dar uma ideia mais ampla de como e pelo que os clientes se interessam mais num determinado software, números que podem ser valiosos num futuro processo de atualização com adição de novidades, ou mesmo em planejamentos gerais sobre facilidade de uso e conteúdo, que podem definir se uma área está sendo bem vista pelos consumidores ou não. Seguindo o mesmo propósito, desenvolvedores também podem monitorar toques em botões, visualizações de vídeos integrados, downloads (porque não de In App Purchases? :-P) e muito mais.

Se você é desenvolvedor e quer saber mais sobre a novidade, recomendo uma visita a esta página do Google Code, que traz informações detalhadas, instruções para implementação básica e componentes que podem ser integrados ao seu código-fonte para acelerar o início da geração de relatórios. Atente para o fato de que essas funções estão disponíveis apenas para o desenvolvimento de aplicativos para o Android 1.5 e para o iPhone OS 2.0 (ou superiores).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Titanium Software lança OnyX 2.1 para usuários do Mac OS X Snow Leopard

Próx. Post

SmartCase, da IvySkins, estende autonomia de baterias de iPhones em até 200%

Posts Relacionados