O melhor pedaço da Maçã.

Apple propõe meios de facilitar a sincronização de conteúdo entre múltiplas plataformas

Patente da Apple para SincronizaçãoPor meio de uma tecnologia proposta em um novo pedido de patente (descoberto nesta semana), a Apple pretende facilitar a sincronização de arquivos e informações entre múltiplos dispositivos, empregando um novo sistema via software que permita ao usuário grande flexibilidade na escolha do que possa ser transferido por meio deles. Uma característica interessante deste invento é a possibilidade de o usuário sempre carregar consigo arquivos e informações apropriados para as suas tarefas, seja em aplicativos de terceiros ou em recursos integrados de cada plataforma.

Publicidade

Mesmo no Mac OS X, processos de sincronização possuem uma dose de complexidade, especialmente na hora de botá-los pra funcionar de um jeito que nunca precise ser mexido de novo — o famoso set it, and forget it. A solução que a Apple está propondo não apenas tenta facilitar essa configuração por parte do usuário, mas também expande o conjunto de informações que podem ser mantidas em sincronia com computadores (backups) e smartphones (conteúdo do iTunes, documentos do iWork, histórico e buscas do Safari, etc.).

Caso o usuário tenha que passar por situações em que sincronizar dados não garanta o máximo de informações possível em todos os seus dispositivos — por exemplo, buscar por um site antigo em um iPhone que apenas esteja configurado para manter email/contatos/calendários em sincronia —, ele terá alternativas de obter o conteúdo ausente do seu ambiente atual, de forma remota. A patente descreve diversas situações em que o uso disso é útil, porém diferencia a interface com a qual é possível se comunicar com outras plataformas, a fim de se obter o que falta.

Em situações que envolvam a falta de um arquivo, é sugerido um aplicativo chamado “Grab & Go”, capaz de facilitar a obtenção de conteúdo remotamente, seja a partir de Macs ou iPhones:

Patente da Apple para Sincronização

Já em casos de busca pelo histórico do navegador web em outras máquinas, é sugerido um outro software, chamado “Revisit” — obviamente, isso não significa que cada tarefa de obtenção de conteúdo será dividida em vários programas:

Patente da Apple para Sincronização

Como um sistema desses confia muito mais em uma conexão de rede melhor que aquelas às quais estamos habituados hoje, a Apple também busca a patente de métodos capazes de garantir o melhor serviço possível ao usuário, adaptando-se à conexão mais rápida disponível e fornecendo transferências seguras. Será que algo assim pode ser implementado na prática com a infraestrutura de banda larga atual dos nossos computadores e iPhones?

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pode estar preparando versão de 8GB do iPhone 3GS

Próx. Post

Toshiba lança novos HDs de 1,8 polegada com até 320GB de capacidade

Posts Relacionados