A inspiração da Apple para a campanha “Think Different”

DVD - O Poder do MitoA campanha “Think Different”, da Apple, é super conhecida por qualquer um que já tenha lido um pouquinho sobre o histórico da empresa. Do último mês pra cá, curiosamente, ela foi bastante citada no MacMagazine, a começar pela nossa promoção “Pense Diferente”, passando pelo rumor de que o criador da campanha estaria deixando a agência TBWA/Media Arts Lab e finalmentenuma entrevista com Ken Segall, que inventou o nome “iMac” e também participou da concepção da campanha.

O que eu não sabia até recentemente era de onde surgiu toda a ideia da “Think Different”. Graças ao leitor Nelson, tivemos acesso ao vídeo abaixo — um pedacinho de O Poder do Mito, conhecida série de entrevistas de 1988 feitas pelo jornalista Bill Moyers, ao professor, escritor e uma das maiores autoridades em mitologia, Joseph Campbell. Elas foram realizadas em 1987 no Rancho Skywalker, de George Lucas, poucos meses antes do falecimento de Campbell. As obras deste inclusive ajudaram Lucas na criação da trilogia Star Wars.

Sim, é isso mesmo: um trabalho realizado dez anos antes da estreia da “Think Different” foi a principal inspiração para a campanha publicitária da Apple, produzida pela TBWA. Essas entrevistas foram organizadas em seis capítulos, que tratam da grande importância dos mitos no processo de evolução da humanidade. No Brasil, foram veiculadas pela TV Cultura, de São Paulo.

O vídeo que você viu acima é a abertura do primeiro capítulo, intitulado A Saga do Herói. Abaixo, confira o belíssimo texto de Campbell falado na abertura, que fornece a base essencial para a mensagem da Apple sobre os “loucos”:

Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura,
pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente.
O labirinto é bem conhecido, só temos que seguir os passos do herói.
E onde pensávamos encontrar algo abominável encontramos um deus.
E onde pensávamos que teríamos de matar alguém teremos de matar a nós mesmos.
E quando pensávamos viajar para fora chegaremos bem no centro da nossa própria existência.
E onde pensávamos estar sozinhos, estaremos em companhia do mundo inteiro.

Nada disso tira a originalidade e criatividade dos publicitários da TBWA, mas é importante para mostrar o quanto trabalhos bem feitos podem se transformar e dar origem a grandes sucessos da comunicação mundial. Nesse trecho inicial de 1’53” é interessante observar, entre outras coisas, qual cena dessa abertura foi substituída, na propaganda da Apple, pelo singelo abrir de olhos da menina no final.

Se você se interessou, vale muito a pena adquirir o DVD completo de O Poder do Mito, em promoção no Submarino por R$60,90. Também está listado para compra, lá, o livro O Poder do Mito, de Campbell, mas infelizmente consta hoje como indisponível.

Posts relacionados

Comentários