Cobertura completa do 3º Encontro Clube Apple em Fortaleza

por Henrique Autran

Em uma iniciativa da Computer Store, ocorreu nesta sexta-feira (6/11), no luxuoso Othon Palace, o 3º Encontro Clube Apple de Fortaleza. O foco do evento foram as palestras dadas pelo especialista em Apple e gerente de treinamentos da Tallard, Clemente Gauer. Tivemos ainda as colaborações do Dr. Javam Machado (professor associado do Depto. de Computação da Universidade Federal do Ceará) e do arquiteto e urbanista Luis Deusdara.

3º Encontro Clube Apple em Fortaleza

Apesar de um pequeno atraso inicial, justificado pelo número de participantes bem maior que o esperado (a sala estava completamente lotada; foram necessárias cadeiras extras), o encontro superou minhas expectativas. Ele se iniciou com os responsáveis pela CStore apresentando a loja e o Clube Apple. Rachel Serra, diretora de marketing da empresa, começou falando sobre o Clube e lançando em primeira mão o Cartão do Associado, que trará diversas novidades para os membros.

Logo em seguida, Marcus Meneses, diretor da CStore, falou do inicio do Clube e da sua loja. Ele fez uma rápida apresentação da empresa e de suas três lojas no estado. Os canais de comunicação do Clube também foram apresentados, bem como os respectivos twitters indicados. A CStore faz promoções diárias lançadas pelo seu canal no serviço de microblogging.

Começamos o circuito de palestras com Clemente; ele contou um pouco sobre sua entrada no mundo Apple e iniciou com o histórico do Mac OS X. Depois de um rápido tour pelo Leopard, o Snow Leopard se tornou o foco da apresentação. Os conhecimentos do palestrante sobre a história e os avanços do novo felino em relação ao seu antecessor impressionaram. De forma muito divertida e dinâmica, Clemente ressaltou o fato de os computadores Apple serem projetos com começo, meio e fim (ponta a ponta). Ele enfatizou o Grand Central Dispatch e o OpenCL como diferenciais competitivos para o futuro da computação multi-core. Nesse momento, meio que sem querer (querendo), ele soltou que a Apple está trabalhando em uma atualização do seu Mac Pro, a ser lançada em janeiro. Clemente encerrou a apresentação com uma boa alfinetada no Windows :-P, mostrando as vantagens, inclusive no preço, do Snow Leopard.

3º Encontro Clube Apple em Fortaleza

Em seguida, Luis iniciou apresentando a sua empresa e como foi praticamente forçado a mudar de plataforma a fim de obter uma compatibilidade internacional de seus trabalhos. Com muito bom humor e uso de recursos de vídeos e muitas imagens de seus trabalhos em vários países, ele mostrou como a arquitetura tem a ganhar com o uso de softwares para a plataforma Mac. Ele apresentou muitos projetos — alguns que fizeram a sala extasiar —, com fotos e animações de cair o queixo.

Depois do coffee-break, o Dr. Javam Machado mostrou o grande esforço que está sendo feito para a mudança de plataforma na instituição. Ressaltou algumas dificuldades, mas reforçou que as vantagens do uso das máquinas da Apple são muito maiores, sugerindo a transição. Mostrou, ainda, que servidores Xserve já estão sendo utilizados pela UFC (em fase de homologação) além de Macs Pro e iMacs que estão sendo adquiridos pela universidade. Abordou, inclusive, uma negociação já aberta com a Apple para a publicação de materiais de áudio e vídeo no iTunes U.

Para finalizar a noite, Clemente e seu estilo irreverente voltou para mostrar o uso de Windows no Mac. Ele citou o caráter “herege” dessa prática. Em sua máquina, demonstrou o uso do VMware Fusion. Em seguida, apresentou o Boot Camp. No finalzinho de sua fala, demonstrou as capacidades da suíte iLife, deixando todos os usuários Windows da sala (havia muitos) de boca aberta.

O evento foi encerrado com diversos sorteios, inclusive de um iPod touch de 8GB.

[Henrique Autran é biólogo e distribuidor da Herbalife. Iniciou sua paixão por tecnologia quando ganhou de seus pais um CP 400 Color da Prológica (32KB de RAM :-P), em 1985. Desde então, vem absorvendo tudo que pode a respeito desse mundo fascinante. Hoje é apaixonado pelos gadgets da Apple, sendo dono de um MacBook branco (Early 2008), um iPhone 3G preto e um iPod de 20GB.]

Posts relacionados

Comentários