Mesmo com liberação da AT&T, Apple ainda não permite apps de VoIP via 3G no iPhone

Adeus 3G no Skype do iPhone OS 3.0 Beta 3A bola está nas mãos da Apple. Há mais de um mês (!), a AT&T anunciou que apps de voz sobre IP (VoIP) seriam agora bem-vindos em sua rede 3G, mas desde então a Apple não fez nada para mudar a questão, não atualizou o iPhone SDK e nem deu luz verde para os desenvolvedores.

A informação foi publicada ainda ontem pelo GigaOM, que, em contato com um porta-voz do Nimbuzz, confirmou que mesmo uma versão atualizada do seu app ainda não pôde funcionar via 3G. “A Apple na verdade não aprovou ligações via 3G — então eles quebraram totalmente a promessa de permitir ligações VoIP via 3G”, afirmou o representante.

A evidência de que isso é uma decisão da Apple é que não só o Nimbuzz e outros apps menos conhecidos (como Fring e Truphone) continuam bloqueados, mas até mesmo gigantes como Skype ainda possuem a barreira do Wi-Fi — algo um tanto quanto inexplicável.

Vamos torcer para que essa pendência seja apenas uma questão de necessidade de update de firmware do aparelho. Ontem fez um mês que a Apple liberou o iPhone OS 3.1.2, então já dá pra esperar uma 3.1.3 (ou até 3.2) para breve.

Posts relacionados

Comentários