Criador de worm para iPhone recebe ameaças de morte e ofertas de emprego

Ashley Towns é o nome do garoto australiano de 21 anos que criou o primeiro worm para iPhone, conhecido pelo apelido ikee. Depois da sua criação ter sido divulgada, na semana passada, a firma de segurança Intego divulgou que já corre pela rede uma ferramenta que explora a mesma brecha visando ao roubo de dados de iPhones jailbroken com acesso SSH liberado e a senha padrão (alpine) não-modificada.

Worm para iPhone e Rick Astley

Tudo isso foi bastante surpreendente para Ashley e sua família. Segundo o garoto, quando criou o worm ele não tinha noção de como a coisa poderia se espalhar e ganhar repercussão mundial. Desde então, ele já recebeu ameaças de morte e, em paralelo, boas ofertas de emprego e entrevistas diversas.

Falando sobre seu “experimento”, Ashley conta como a coisa fugiu ao seu controle: “Eu realmente não ponderei as consequências legais naquela época. Eu sinceramente não imaginava que isso pudesse ir tão longe.”

De uma maneira geral, porém, a comunidade iPhônica considera que o trabalho de Ashley serviu de “favor” a todos, que agora podem se proteger contra esse tipo de ameaça e evitar que o pior aconteça.

[via The Age]

Posts relacionados

Comentários