O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança iniciativa de programação para alunos do primário

Até os pequenos, agora, poderão criar seus próprios apps!
iPad e crianças em escola

A Apple anunciou hoje iniciativas de programação voltadas a alunos e professores do ensino primário, incluindo um novo guia de atividades — parte do programa Todos Podem Programar (Everyone Can Code).

Publicidade

A grande novidade é, sem dúvida, o Everyone Can Code Early Learners, um guia de atividades de programação dentro do app Swift Playgrounds. Com ele, educadores e famílias poderão apresentar facilmente a programação para alunos desde o jardim de infância até a terceira série.

Usando atividades específicas, incluindo fora da tela, pais e professores poderão orientar os pequenos, discutindo, descobrindo e construindo uma base nos conceitos básicos de programação por meio de outros assuntos como ciência, arte e música.

Além disso, a Maçã está incentivando estudantes e educadores a participarem de uma atividade introdutória, chamada Inclusive App Design. A sessão ajudará professores a orientarem alunos a transformar suas ideias em apps com inclusão e acessibilidade em mente.

Publicidade

O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a identificarem os problemas pelos quais têm paixão. A partir daí, os mestres os instruirão — por meio de um processo de planejamento — em prototipagem e codificação de soluções criativas.

Junto ao novo guia de atividades e à sessão, a Apple também anunciou uma atualização para o aplicativo Projeto Escolar (Schoolwork), que adicionará em breve suporte a uma ferramenta de pesquisa chamada tíquetes de saída (em inglês, exit tickets).

Com eles, professores poderão avaliar seus alunos durante ou depois da aula, analisando a compreensão e o envolvimento com a atividade. Além disso, outra novidade do app Projeto Escolar permitirá que educadores criem contas para seus alunos com “pouco ou nenhum envolvimento de TI”.

Em comunicado, Susan Prescott (vice-presidente de educação e marketing empresarial da Apple) afirmou:

Publicidade

Programação e design de aplicativos são alfabetizações essenciais — essas habilidades ajudam os alunos a pensarem de forma crítica e criativa, independentemente de eles se tornarem desenvolvedores de aplicativos. A Apple agora oferece recursos de programação para alunos do jardim de infância à faculdade e os desafia a criar aplicativos incríveis que sejam inclusivos e acessíveis aos usuários. Nossos recursos e suporte para educadores são projetados para preparar os alunos para serem os inovadores de amanhã, estejam eles apenas começando ou prontos para criar seus primeiros aplicativos.

Por fim, a empresa também está incentivando educadores e alunos a participarem da atividade Inclusive App Design durante a Europe Code Week (que irá de 9 a 24 de outubro) e durante a Computer Science Week, que acontecerá entre 6 e 12 de dezembro.

O novo guia Everyone Can Code Early Learners já está disponível e pode ser baixado em oito idiomas: alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, norueguês e sueco — segundo a Maçã, brevemente as novidades serão disponibilizadas também em outras línguas (vamos torcer que o português esteja entre elas).


Ícone do app Swift Playgrounds
Swift Playgrounds de Apple
Compatível com iPads
Versão 4.4.1 (1.1 GB)
Requer o iPadOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Projeto Escolar
Projeto Escolar de Apple
Compatível com iPads
Versão 2.5.1 (189.9 MB)
Requer o iPadOS 16.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firefox 93 chega com suporte ao formato AVIF habilitado por padrão

Próx. Post

Fontes relatam problemas na iniciativa de saúde da Apple; empresa nega

Posts Relacionados