O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft revela Silverlight 4 e Internet Explorer 9, para apagar más impressões do passado

Ícone do Microsoft Internet ExplorerUfa, já não era sem tempo: a Microsoft aproveitou o segundo dia da Professional Developers Conference (PDC) 2009 para revelar a nona grande versão do Internet Explorer, em desenvolvimento desde o final de outubro. O objetivo da empresa é aprimorar o desempenho e a compatibilidade do browser nativo do Windows com os padrões da web, algo que ela deixou a desejar na sua versão 8, enquanto a forte concorrência — Apple, Google e Mozilla — tirou de letra.

Publicidade

Por trabalhar no desenvolvimento de soluções corporativas para a internet, a Microsoft quer garantir que os usuários de Windows também possam contar com maior velocidade para tarefas dentro do IE. No estágio atual, a versão 9 é cerca de cinco vezes mais rápida para execução de JavaScript que a anterior, batendo o atual Firefox 3.5 (que será atualizado em breve), mas ainda longe de onde as comunidades open source chegarão com seus navegadores no futuro.

Testes com Internet Explorer 9

Com relação aos padrões da web, o novo Internet Explorer suportará bordas arredondadas e seletores em CSS3, a fim de se comportar bem com o trabalho de desenvolvedores em cima dessa tecnologia nos seus respectivos sites. Apesar de serem boas notícias, ainda não se sabe direito o que a Microsoft deve fazer para tornar seu navegador mais adequado a testes intensos, como o Acid3, que confiam muito em aspectos de HTML 5 e SVG já existentes em browsers como Safari, Chrome e Firefox.

Acid 3 no IE9 (com uma suposta sombra ao redor, diga-se de passagem): ainda o pior na categoria
Acid 3 no IE9 (com uma suposta sombra ao redor, diga-se de passagem): ainda o pior na categoria

A tecnologia WebGL, que está em processo de desenvolvimento pela concorrência da gigante de Redmond, também não está presente no novo Internet Explorer, mas ela decidiu correr atrás do tempo perdido e implantar aceleração 2D para textos e outros gráficos na web, aprimorando a sua qualidade sem prejudicar o uso de CPU ou exigir trabalho extra de designers. Embora isso seja uma boa notícia, também é algo que a Apple já conseguiu implantar de forma bem-sucedida no Safari, usando recursos do Mac OS X.

Diferença de renderização de texto entre Internet Explorer 8 e 9: o segundo exemplo já é atingível no Safari há um bom tempo
Diferença de renderização de texto entre Internet Explorer 8 e 9: o segundo exemplo já é atingível no Safari há um bom tempo

Junto com seu novo navegador, a Microsoft também demonstrou a versão 4 do Silverlight, já disponível em versão beta para todos os sistemas suportados. A empresa promete competir com o Adobe AIR por meio do recurso de execução de apps feitos com a tecnologia fora do browser, além de melhorias no desempenho (necessárias principalmente no Mac OS X, para quem o usa), notificações, integração com layout engines de navegadores e até com o próprio Flash Player — interessante para composições com conteúdo de sites populares, como o YouTube.

Publicidade

Eu conheço muitos web designers que aguardaram um bom tempo pelas novidades que a gigante de Redmond apresentou ontem, mas, ao mesmo tempo, acredito que ela ainda tenta inovar com seus produtos onde isso já não é mais preciso. Talvez eu esteja errado, mas ela faria um navegador muito melhor para todos se pudesse trabalhar rápido com desenvolvimento da mesma forma que a Mozilla, o Google e a Apple já fazem. De qualquer forma, será bom ver o navegador mais usado no mundo evoluindo para tentar recuperar o tempo perdido: quem inova na internet agradece…

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Webby Awards elege lançamento do iPhone um dos mais influentes da década na internet

Próx. Post

Autodesk lança Smoke 2010 para Mac

Posts Relacionados