A Sony anunciou hoje que pretende abrir um novo serviço online de venda de conteúdo digital — músicas, filmes, livros e aplicativos para certos gadgets —, a fim de competir com a Apple e a iTunes Store. Segundo a BusinessWeek, a nova loja teria até algumas semelhanças com a rival, apesar de ser direcionada aos produtos da própria empresa japonesa.
Mesmo tendo semelhanças com a iTunes Store, a iniciativa da Sony também contaria com exclusividades, incluindo uma integração com a gigantesca PlayStation Network, que já possui mais de 33 milhões de usuários interagindo entre si e adquirindo conteúdos ligados a entretenimento com os consoles da empresa. Além disso, ela também pretende trabalhar com novos recursos sociais (incluindo compartilhamento de vídeos) e criar um ambiente que possibilite extensibilidade por parte de desenvolvedores.
Ao que tudo indica, a Sony pretende fazer da nova loja um local preparado para a introdução de novidades no futuro; daí a ideia de extensibilidade por meio de aplicativos, que podem estar ligados aos eletrônicos que ela produz, ou então a jogos e conteúdos exclusivos para o PlayStation 3 ou o PSP. Infelizmente, nem tudo que a companhia produz entraria na proposta de um serviço como esse, mas é previsto que ele agregue enorme valor para lançamentos.
Da mesma forma que muitas empresas focadas em eletrônicos, a Sony sofreu enormes perdas trimestrais durante os últimos tempos, enfrentando problemas em diversos setores. A ideia de uma nova loja online deverá ser apenas o primeiro de muitos projetos para tentar reverter os prejuízos.