Versão 2.0 do Itaú Personnalité incorpora realidade aumentada para usuários de iPhones 3GS

O Itaú Personnalité já tem seu aplicativo oficial para iPhones/iPods touch na App Store desde meados de fevereiro, mas ontem ele recebeu uma grande atualização que o coloca agora a par do concorrente Bradesco. Sim, ele incorporou a técnica de realidade aumentada (augmented reality), exclusiva para usuários de iPhones 3GS.

Antes de chegarmos a ela, vale lembrar que o app é totalmente gratuito e permite aos clientes do banco acesso a sua conta, realização de transferências, consultas, visualização de indicadores de mercado, entre outros.

Mas a parte mais legal e dinâmica, é claro, é a de localização de agências, caixas eletrônicos e dispensadores de cheques mais próximos, via GPS. Antes de mais nada, vale lembrar que quem ainda não tem um iPhone 3GS pode continuar usufruindo disso normalmente, afinal, são três modos diferentes de busca: em lista (texto convencional), no mapa (2D, do Google Maps) e agora também em realidade aumentada.

Independentemente do modo escolhido, o nome da agência é mostrado na tela, bem como seu endereço, telefone (com um toque, a ligação é iniciada), horários de funcionamento e possibilidade de se traçar a rota até lá, de onde você estiver. Para acessar a realidade aumentada, basta colocar o iPhone na horizontal:

Explorando o conjunto GPS + acelerômetro + bússola, o aparelho é então capaz de mostrar instantânea e dinamicamente, na tela, ícones do Itaú indicando onde se encontram as agências mais próximas. Aqui eu acho que a produção poderia ter sido melhor, afinal, não há sensação alguma de profundidade na coisa — apenas indicadores de distância em texto, abaixo do ícone.

Tocando no sinal de +/-, no canto inferior direito da tela, você pode habilitar o slider de filtragem de distância (de 100 metros a 3 quilômetros) e alternar entre agências, caixas eletrônicos ou dispensadores de cheques. Se selecionar qualquer ícone flutuante, uma barra aparece com os detalhes sobre a localização e os tais botões tradicionais de ação. Apontando o iPhone para baixo, ele ainda alterna para um modo de lista dentro da RA, com setas indicando a posição e distância de cada lugar.

O Personnalité requer o firmware 3.1 ou superior de iPhones/iPods touch e pesa 1,2MB na App Store. A produção do aplicativo ficou por conta da FingerTips.

Posts relacionados

Comentários