Nova geração das suítes iLife e iWork deverá ser 64 bits; previsão de chegada é meados de 2010

Hora de rever alguns rumores: no final de setembro, o site francês Mac4Ever divulgou informações sobre os novos iMacs e outros produtos da Apple que mais tarde descobrimos serem bastante certeiras — com uma única exceção: o all-in-one não veio com opção de processador Intel Xeon. Tirando isso, eles foram na lata nos detalhes sobre a máquina (chip quad-core, slot para cartões SD…), Magic Mouse e novo Apple Remote, mas trouxeram também novidades sobre softwares da Apple ainda não confirmadas.

Com base nisso tudo, o MacRumors fez hoje um apanhado geral do que foi falado naquela ocasião e especula que a próxima geração das suítes iLife e iWork — sempre lançadas juntas — poderá ser apenas 64 bits, ou seja, só funcionará em Macs com processadores Intel. O que não se sabe, ainda, é se as novas versões requererão o Mac OS X 10.6 Snow Leopard ou se ainda manterão compatibilidade com o 10.5 Leopard. Na minha opinião, ainda seria muito cedo pra restringir a compatibilidade, mas eu não me surpreenderia se uma série de novos recursos não funcionasse no Leopard.

Nos seus primórdios, iLife e iWork tinham um ciclo de atualizações anual, mas nos últimos tempos, com o desenvolvimento dos produtos, ele se estendeu para cerca de 18 meses. Considerando que a Apple venha a manter o mesmo ritmo de lançamentos, poderemos ver a chegada do iLife ’11 e iWork ’11 (se é que ela irá manter o mesmo padrão de nomenclatura) em meados de 2010.

E veja só que curioso: como já estamos chegando no final do ano, as caixas dos produtos foram modificadas e não mais trazem o selo “’09”, que indica o seu ano de lançamento. Assim, eles podem continuar sendo comercializados em 2010 sem aquela sensação de produto antigo e desatualizado.

Caixas do iLife '09 e iLife

Por fim, vale notar que o Mac4Ever foi mais um que confirmou a chegada de uma tablet da Apple — segundo eles, completamente diferente do que já vimos em mockups e conceitos por aí. Fora isso, nenhum detalhe adicional foi divulgado.

Posts relacionados

Comentários