O melhor pedaço da Maçã.

Maya Labs apresenta avanços em reconhecimento visual para o iPhone

Responsáveis pela criação do app Presença para o banco Bradesco, os programadores da desenvolvedora nacional Maya Labs mostraram para nós alguns avanços obtidos em reconhecimento visual para a plataforma móvel da Apple. Basicamente, são duas técnicas usadas para obter amostras de imagens e realizar comparações com bases de dados específicas para detecção.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yUpet-k8_BM[/youtube]

O vídeo acima mostra um deles. Nesse caso, a empresa usa uma solução baseada em histograma, capaz de representar a distribuição de cores de uma imagem e, após ele ser comparado com uma base já existente com valores semelhantes, reconhecer os elementos presentes nela.

A Maya Labs conta que esse sistema beneficia o desenvolvimento de soluções para iPhones de primeira geração e 3G, que não possuem ajuste de foco na câmera e podem suportá-las sem problemas com ruído ou nada do tipo. Porém, existe um lado negativo no uso dessa técnica, pois é preciso controlar a variação de luz dos ambientes para trabalhar com esse tipo reconhecimento de imagem.

O outro experimento feito pela empresa já envolve uma técnica otimizada de reconhecimento de imagem, baseada em um teste que eles fizeram para detectar rostos. Os programadores da empresa conseguiram obter resultados precisos com essa técnica de uma forma que não exige muito poder de processamento dos aparelhos para a realização de cálculos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZsaQ_DxUStE[/youtube]

É interessante ver como essas técnicas funcionam, mas eu espero que não demore muito para vê-las dentro de aplicativos para usuários finais. No que você acha que elas se encaixariam melhor? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Snapture para iPhone chega à versão 2.0, agora integrado com Facebook e Twitter

Próx. Post

Google testa nova interface de buscas, muito mais colorida [atualizado]

Posts Relacionados