O melhor pedaço da Maçã.

Maps e Busca do Google ganham recursos focados em sustentabilidade

Recursos de sustentabilidade do Google Maps e carros elétricos

O Google Maps está ganhando algumas novidades que têm como foco a questão da sustentabilidade. Em algumas cidades, o aplicativo passará a mostrar sugestões de rotas a pé ou usando transporte público ao lado de itinerários baseados em automóveis, se os tempos forem equivalentes e práticos.

Publicidade

A ideia é estimular os usuários a adotarem rotas com menor emissão de carbono. O recurso estará disponível nas próximas semanas em mais de 15 cidades espalhadas pelo mundo, incluindo Amsterdã, Barcelona, Londres, Madri, Montreal, Paris, Roma e Sydney. Por enquanto, não temos cidades brasileiras incluídas.

Além disso, o recurso da Busca do Google que ajuda a encontrar informações sobre rotas de trem de longa distância também mostrará rotas de ônibus. Ao pesquisar por viagens de trem, são mostrados de forma rápida os horários e preços disponíveis, junto a links para completar a compra da passagem.

O recurso está disponível em 38 países para rotas de trem, incluindo Portugal, e em 15 para ônibus de longa distância, incluindo neste segundo caso o Brasil. Também serão mostradas sugestões de rotas de trem ao usar o Google Flights — além de já serem exibidas ao procurar voos na Busca —, de modo a encontrar opções de transporte mais sustentáveis em qualquer ferramenta de pesquisa.

Outra novidade é que o Google disponibilizou uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. com a metodologia usada pela empresa para estimar a emissão de carbono de voos, dado exibido no Google Flights. Com isso, desenvolvedores poderão incluir essas estimativas em apps e sites.

Foram também anunciados, com a aproximação do Dia da Terra (Earth Day), novos recursos relacionados a veículos elétricos. Nos próximos meses, o Google Maps exibirá resumos descrevendo a localização exata de carregadores para esse tipo de veículo.

Publicidade

Os resumos são construídos com ajuda de inteligência artificial e baseados nas avaliações de usuários publicadas no Maps, tornando mais fácil encontrar os locais. Assim, para ajudar a fazer as informações inseridas serem ainda mais úteis, avaliações sobre os carregadores pedirão mais detalhes aos usuários, como o tipo de plugue usado e o tempo de espera.

Há, ainda, novos recursos voltados a carros. Serão exibidos, no Maps de sistemas automotivos, locais próximos onde há carregadores de carros elétricos no próprio mapa, em meio à navegação. Isso inclui informações como disponibilidade de portas em tempo real e velocidade de carregamento. A novidade começará a chegar nos próximos meses em sistemas de informação/entretenimento de carros feitos pelo Google.

Além disso, o recurso de sugestão de melhores locais para o carregamento de veículos com sistemas do Google foi expandido para viagens com várias paradas. O Maps irá, então, sugerir as melhores paradas para recarregar o veículo ao longo do caminho, com base no nível da bateria do carro. O recurso estará disponível globalmente em veículos com o sistema da empresa instalado de fábrica.

Por fim, a plataforma de viagens do Google agora conta com um filtro que permite encontrar hotéis com estações de carregamento de veículos elétricos. Pode-se, assim, planejar melhor uma viagem com um carro do tipo, evitando ficar sem carga.


Ícone do app Google Maps
Google Maps de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 6.111.2 (279.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Google
Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 312.2 (323.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spyware por trás de alerta enviado pela Apple pode gravar áudio de chamadas

Posts Relacionados