O melhor pedaço da Maçã.

Leitor demonstra em vídeo como AppleScript é mais fácil do que parece

Ícone do AppleScript EditorNós já comentamos algumas vezes sobre AppleScript aqui no site, mas sempre de maneira indireta. Muita gente sabe que ela é uma linguagem de programação que automatiza tarefas no Mac, mas só de ouvir “linguagem de programação” já toma aversão à coisa e nem procura saber um pouquinho sobre como ela funciona.

Publicidade

Pensando nisso, o leitor Aurélio Jargas publicou ontem no YouTube um videozinho rápido e sem narração (ele é bastante auto-explicativo) que mostra exemplos básicos do que AppleScript é capaz de fazer. Como você poderá observar, a tal “linguagem de programação” é praticamente uma série de comandos descritos em inglês, acessíveis e compreensíveis por qualquer mortal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=o7Ax3X1z8mk[/youtube]

O editor que você vê acima é o AppleScript Editor, encontrado na pasta /Applications/Utilities.

Quando a Apple lançou o software Automator, no Mac OS X 10.4, sua ideia foi oferecer justamente uma interface para o AppleScript. Lá, é possível criar processos automatizados super complexos com simples drag & drop. Não deixe de conferir, portanto, a nossa vídeo-aula introdutória sobre o Automator.

Aí, se você se interessar pelo assunto, vale estudar tanto AppleScript quanto Automator — sua vida pode se tornar ainda melhor no Mac (e você achando que isso não era possível, hein?). 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dave Martorana lança versão 2.2 do MultiFirefox, compatível com o Snow Leopard

Próx. Post

USBfever lança três novos suportes para iPhone

Posts Relacionados