Google lança Public DNS, nova iniciativa para tornar a web “mais veloz”

Ícone - Preferências de rede no Mac OS X

Preferências de rede no Mac OS XO Google anunciou hoje o lançamento dos seus próprios endereços de servidores DNS, destinados a aprimorar a experiência de navegação dos usuários pela internet a partir das suas próprias configurações de rede em seus sistemas. A empresa trabalhou bastante nos últimos meses para criar uma infraestrutura de DNS veloz e segura, considerada por ela capaz de solucionar certas situações de lentidão no dia-a-dia de usuários e oferecer avanços significativos em relação a alguns concorrentes, como o OpenDNS.

De acordo com Prem Ramaswami, membro da equipe do Google Public DNS, o serviço que a gigante de buscas lançou hoje usa técnicas aprimoradas de caching e inclui dados adicionais nas transmissões, oferecendo melhor velocidade nas requisições de sites sem comprometer a segurança das respostas válidas de clientes e servidores. Ao mesmo tempo, ele atende a todos os padrões existentes em concorrentes.

Com uso do Public DNS por parte dos usuários ao redor do mundo, o Google espera compartilhar boas experiências a respeito do assunto no futuro, além de trabalhar com outros provedores de DNS para que eles também possam melhorar suas infraestruturas, oferecendo as mesmas melhorias que a gigante de buscas implantou no seu próprio. A iniciativa de tornar a web mais veloz que o Google divulga em seus serviços também conta com recursos especiais para desenvolvedores de web apps.

Você pode testar o Google Public DNS hoje, seguindo as instruções detalhadas publicadas pela gigante de buscas em seu site oficial. Assim como em todos os seus serviços, ela espera obter feedback dos usuários que o testarem.

Posts relacionados

Comentários