O melhor pedaço da Maçã.

Vivaldi ganha sincronização de histórico, recursos de personalização e mais

O navegador Vivaldi recebeu hoje uma miríade de novidades tanto no desktop quanto no seu aplicativo para iOS/iPadOS. Atualmente em sua versão 6.5, o app está agora mais personalizável e conta com ferramentas de sincronização mais robustas.

Publicidade

Começando pelo iOS/iPadOS, agora tanto a barra de endereços quanto a de abas podem ser ser posicionadas na parte de baixo da tela para uma melhor ergonomia. Esse modo, segundo os desenvolvedores, é especialmente útil quando se está usando o smartphone com apenas uma mão.

Por padrão, ambas vêm posicionadas no topo, mas basta ir até Configurações » Abas ou simplesmente pressionar alguns desses dois elementos por alguns segundos para alterar sua posição. Você também pode inverter a ordem das sugestões durante uma busca para combinar com a posição dessas barras.

A página de início do browser também ficou um pouco mais pessoal. Assim como no Safari, agora é possível adicionar uma imagem de fundo para deixar as coisas um pouco coloridas ao abrir o app.

Você pode escolher uma entre 12 imagens pré-carregadas para enfeitar a sua tela de início, com opções para os modos claro e escuro. Também é possível, é claro, adicionar uma foto da sua galeria como imagem de fundo.

As semelhanças com o Safari e outros navegadores não param por aí. Agora, o Vivaldi conta com Cores de destaque dinâmicas, ou seja, que se alteram de acordo com a cor principal de uma página na web. Como é possível notar nas imagens, a barras de status, endereços e abas se alteram para combinar com o conteúdo que está sendo exibido.

Partindo agora para a versão do Vivaldi feita para desktops, como dito, o browser conta agora com uma variedade de novidades quanto o assunto é sincronização.

Publicidade

Para início de conversa, tanto a versão para iPhones e iPads quanto a para desktop do navegador contam agora com uma sincronização completa (e com criptografia) do histórico de navegação, permitindo que você acesse os seus endereços visitados anteriormente a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Além de páginas da web, o Vivaldi também sincroniza agora favoritos, senhas salvas, abas abertas, listas de leitura e notas. As abas salvas, inclusive, podem ser acessadas rapidamente pelo campo de endereço e pelo painel de janelas.

Publicidade

A segunda novidade é um painel chamado Sessions, que lhe ajuda a organizar todas as suas abas e janelas do Vivaldi em um único lugar. É possível usar a novidade para salvar e abrir sessões anteriores, as quais ficam salvas por até 30 dias.

Os Workspaces, recurso que permite estabelecer diferentes espaços (trabalho, viagens, esportes, etc.) com configurações próprias durante a navegação, estão agora mais automatizados graças à ferramenta Workspace Rules.

Publicidade

De acordo com a Vivaldi, ele é capaz de trocar entre espaços para você, caso tenha esquecido de sair do Workspace de trabalho, por exemplo, para o de esportes durante a sua navegação. Para configurar um Workspace, é só ir até Configurações » Abas » Workspaces.

Por fim, o último recurso do Vivaldi para desktops a ganhar um aprimoramento foi o de Notas. Antes, ao selecionar um texto em um site, por exemplo, só era possível iniciar uma nova nota. Agora, você pode clicar em “Anexar à Nota” para simplesmente adicionar o conteúdo a uma nota que já foi criada anteriormente, sem a necessidade de iniciar uma do zero.

Os updates já estão disponíveis para download em suas respectivas plataformas. Mais informações sobre as novidades podem ser conferidas no site oficial do Vivaldi [desktop, mobile].


Ícone do app Vivaldi Navegador Web poderoso
Vivaldi Navegador Web poderoso de Vivaldi Technologies
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.7.3335.54 (200.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Proton Mail ganha app beta para desktop que integra calendário

Próx. Post

TSMC já pensa em chip com 1,4 nanômetro, após 2nm em 2025

Posts Relacionados