O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o Goggles, a nova ferramenta de busca por imagem do Google destinada ao iPhone

Há momentos do dia-a-dia em que, quando você precisa realizar uma busca por algo na internet, uma representação visual da coisa é muito mais efetiva que palavras-chave — especialmente quando você está na rua, com seu celular. Para essas situações, o Google anunciou ontem um novo experimento de buscas por imagem a partir de smartphones, conhecido como Goggles e já disponível para aparelhos com Android.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hhgfz0zPmH4[/youtube]

Com o Goggles, usuários podem usar fotos tiradas com as câmeras de seus smartphones para realizar buscas na internet. Assim, se você vir algum produto ou lugar de destaque e quiser saber mais sobre ele, não é preciso digitar nada no teclado pequeno do celular: tire uma foto por meio do aplicativo criado pela empresa e, caso ela consiga reconhecer o que há na imagem, os resultados aparecem em segundos.

De acordo com o Google, o Goggles (óculos [de proteção], em inglês) pode reconhecer vários tipos de elementos específicos, mas não necessariamente qualquer coisa (comida, plantas, animais, carros e por aí vai). Mas ele funciona para as situações em que, caso você esteja com seu smartphone num lugar onde não conheça nada, seja possível a obtenção do mínimo de conhecimento acerca de um:

  • Produto (seja pela sua representação gráfica ou pelo código de barras);
  • Lugar (incluindo funções de realidade aumentada em aparelhos com GPS e bússola);
  • Cartão de visita (que você pode usar para adicionar um contato profissional novo na sua agenda);
  • Obras de arte (que você pode achar interessante em um museu).

O Google deixa claro que buscas por imagem ainda estão nos seus primeiros passos, por isso deseja que os usuários não apenas instalem o Goggles em seus aparelhos para tirar proveito do que ele pode fazer, mas também para ajudar seus engenheiros a decidir o que pode ser mudado e o que não precisa mudar. Esta é uma das razões pela qual o aplicativo não será restrito ao Android, ou seja, ele também está a caminho do iPhone — e isso já foi confirmado por um executivo da empresa.

Enquanto quem possui um smartphone da Apple deve aguardar um pouco para conferir o Goggles, donos de aparelhos com Android podem brincar com o novo produto agora, baixando-o através do Market. Não há previsão para a disponibilidade dele na App Store, mas estima-se que isso acontecerá em breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Boxee revela nova versão beta do seu software e set-top box concorrente do Apple TV

Próx. Post

Food Brasil chega como primeiro guia nacional de gastronomia para iPhone, totalmente grátis

Posts Relacionados