Especificação Blu-ray para vídeo 3D é finalizada

Logo do Blu-ray

Blu-rayA Blu-ray Disc Association anunciou ontem a finalização de todos os detalhes da sua especificação final para vídeo 3D em alta definição, formato criado para exibição de imagens estereoscópicas oriundas de discos Blu-ray. Graças a uma tecnologia especial baseada no codec H.264, ver conteúdo em 3D numa TV de alta definição apenas exigirá um aumento de 50% no tamanho atual do conteúdo em 2D, mantendo ainda compatibilidade com dispositivos incapazes de gerar imagens tridimensionais.

O novo formato promete fazer sucesso não apenas para vídeo, mas também para menus de navegação e legendas, que também podem ser adaptadas para 3D com os mesmos recursos gráficos, mas requererá que você adquira um televisor compatível. A documentação do novo padrão deverá ser enviada para fabricantes de aparelhos e produtoras de conteúdo em breve, permitindo que a novidade comece a fazer sucesso no mercado ainda em 2010.

Uma questão ainda desconhecida a respeito do novo formato 3D é se os atuais players de Blu-ray disponíveis no mercado serão capazes de suportá-lo, algo que requereria ao menos um update de firmware para que eles reconheçam as novidades — aparentemente, é isso o que a Sony deverá fazer com o PlayStation 3, pois o seu hardware interno é capaz de suportar 3D com folga. Por outro lado, atuais profissionais em Final Cut Studio serão alguns dos primeiros a criar conteúdo compatível com a nova especificação, julgando que o seu formato é baseado no mesmo codec H.264 que dá poder a editores como ele.

[via Electronista]

Posts relacionados

Comentários