Depois de seis meses, nem 60% dos usuários de iPods touch atualizaram para o firmware 3.0

O iPhone OS 3.0 foi lançado há pouco mais de seis meses e, desde então, já teve o seu primeiro grande update em conjunto de alguns menores lançados de lá pra cá — hoje, a versão mais recente é a 3.1.2. Embora ele tenha um ritmo de adoção muito satisfatório entre os donos do smartphone da Apple, quem usa o iPod touch ainda é pouco motivado a pagar a taxa exigida por ela para o update, segundo um estudo recente da Chitika.

Estudo de adoção do iPhone OS

A empresa baseou-se no tráfego de usuários da sua rede móvel de anúncios para discutir o assunto, concluindo que os donos de iPhones que atualizaram para o firmware 3.0 (94,4%) é muito maior do que o total de iPods touch atualizados para a mesma versão e as posteriores desta. Seguindo o que já foi constatado em análises semelhantes desde que essa iniciativa começou a ser praticada pela Apple, usuários de iPods touch são pouco motivados a pagar qualquer valor por atualizações de software.

O que é interessante de se constatar nessa mesma linha de raciocínio é que o preço do iPhone OS para iPods touch caiu aproximadamente 75% em cerca de dois anos, sem conseguir garantir um ritmo de adoção animador quando comparado com o do iPhone, em que todos os updates foram gratuitos. Os analistas da Chitika acreditam que o principal fator responsável por essa diferença é o fato de que a Apple não proporciona muitas novidades significativas para os updates do iPod touch, fazendo com que eles sirvam basicamente para rodar aplicativos mais recentes da App Store.

Talvez isso até seja verdade, mas o iPod touch melhorou muito entre o iPhone OS 2.0 e o 3.0. O único problema é que os desenvolvedores, a mídia especializada e até própria Apple se preocupam demais com o que chega ao iPhone OS como exclusividade para o smartphone da empresa, sem fazer muita questão para estimular donos de iPods touch a migrar para as suas versões mais novas.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários