O melhor pedaço da Maçã.

BlackBerry chega a 0,0% no mercado de smartphones

BlackBerry

Não tem jeito: em um mercado que se pauta em inovações, sempre há os pontos altos e baixos. Até a própria Apple já passou por maus bocados pouco tempo antes de Steve Jobs reassumir a empresa. Agora, o dia mau bateu à porta da BlackBerry. Isto é, aquela que já foi sinônimo de smartphone, agora está com 0,0% deste mesmo mercado.

Publicidade

Depois que o iPhone foi lançado, há dez anos, mesmo que alguns tenham zombado de um “celular sem teclado”, houve uma revolução tão grande no mercado de smartphones, que os — até então — líderes do mercado (Nokia, BlackBerry) foram cada vez perdendo mais espaço.

BlackBerry Vs iPhone 7 Plus

Em 2009 a BlackBerry tinha 20% do mercado e, depois de sete anos em declínio progresso, a empresa anunciou em setembro de 2016 que não mais produziria smartphones.

Publicidade

Os números do quarto trimestre do último ano revelaram mais de 432 milhões de smartphones vendidos no mundo inteiro, de acordo com um relatório publicado pela Gartner. Dentre este número, apenas 207,9 mil eram aparelhos da BlackBerry com seu próprio sistema operacional. Portanto, agora a empresa canadense tem exatamente 0,0481% de parcela no mercado mundial de smartphones.

Gartner smartphone 2016

Como pode ser visto acima, o grande campeão em sistemas operacionais mobile é obviamente o Android, com incríveis 81,7% do mercado mundial. Em concordância com outra pesquisa, o iOS segue em segundo lugar com 17,9%, deixando com as sobras o Windows (0,3%) e outros sistemas. Em relação a marcas, a Gartner mostra a Samsung em primeiro lugar com 20% do mercado e a Apple logo atrás, com 14,4%.

Publicidade

Não dá para negar que a BlackBerry fez história e, talvez, ela ressurja das cinzas daqui a algum tempo. Por enquanto, a empresa canadense afirma estar se concentrando em softwares, mesmo depois de anunciar que lançaria seu último aparelho, o Mercury, o qual rumores apontam para 25 de fevereiro, durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona. Além disso, a empresa também estaria fazendo pesquisas na área de veículos autoguiados.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova Apple TV “4K” poderá ser lançada neste ano, mas será que isso é suficiente?

Próx. Post

Acesse facilmente as mensagens privadas do Twitter a partir do app TwIM

Posts Relacionados