O melhor pedaço da Maçã.

Empresa não recomenda uso de soluções gráficas da Microsoft para desenvolvimento de jogos

Um dos engenheiros da Wolfire Games publicou hoje no blog da empresa um extenso artigo comparando a tecnologia gráfica para desenvolvimento de jogos da Microsoft (DirectX) com a adotada em sistemas Linux e pela Apple no Mac OS X (OpenGL). Aparentemente, a companhia enfrenta algumas dificuldades com seus parceiros quando revela que não apoia DirectX (mesmo estando bastante avançada no Windows 7), mas diz que essa reação deles é resultante da popularidade enorme adquirida pela Microsoft na promoção em massa de uma tecnologia gráfica 3D bastante inferior à OpenGL.

Publicidade

Em resumo, a Wolfire conta que a produção de GPUs passou a apoiar a Microsoft em massa com a popularidade do Windows e os “avanços duvidosos” que ela diz ter feito na transição XP/Vista (DirectX 9/10), fazendo desenvolvedores ficarem indecisos entre essa tecnologia e OpenGL, além de motivar os jogadores a migrar para o Vista vendo apenas comparações de imagens entre DX 9 e DX 10. Contudo, análises tecnológicas realizadas por especialistas comprovaram que as duas técnicas não possuem diferenças substanciais, alegando que a migração de uma para outra foi apenas uma estratégia da Microsoft para popularizá-la ainda mais.

De acordo com a Wolfire, OpenGL é uma tecnologia gráfica muito mais poderosa que DirectX, possibilitando draw calls bem mais velozes que aprimoram a qualidade gráfica geral de cenários e elementos — o que é comprovado até pela NVIDIA. Além disso, a OpenGL suporta muito mais tipos de transformações gráficas e recursos, algo que a Microsoft quase conseguiu solucionar no Windows 7, mas sacrificando cerca da metade dos jogadores em todo mundo, ainda usuários da versão XP do seu sistema operacional — atualmente 100% suportada por OpenGL.

Publicidade

Isso é possível porque ela é um padrão aberto, disponível em diversas plataformas, aparelhos e consoles. Desenvolvedoras de jogos multiplataforma, como a id Software, estão aí para comprovar que usar OpenGL na produção de títulos torna a portabilidade deles muito mais fácil e rápida, até mesmo para o Xbox 360, que usa DirectX desde sempre. Tal portabilidade foi alcançada pela Microsoft em versões mais recentes da sua tecnologia gráfica, mas também sacrificam o suporte a usuários que continuam usando PCs com Windows XP para jogar.

Atualmente, o mercado de games é altamente competitivo e inovador, especialmente no campo tecnológico em que a Microsoft e o Khronos Group (que cuida do desenvolvimento aberto da OpenGL) estão. No entanto, a decisão de apoiar uma das duas deve ser tomada por cada desenvolvedor de jogos, conforme suas necessidades e ambições para seus produtos. Em 2010, estima-se que OpenGL atrairá enorme atenção do público por estar se dirigindo para web e já ser destacada em diversas plataformas móveis, porém não há nenhuma estimativa oficial de como essa popularização em outros setores afetará a sua divergência com DirectX.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TweetDeck para iPhone ganha suporte a listas, retweet e geolocalização em tweets

Próx. Post

Por que a Apple foi a companhia tecnológica da década

Posts Relacionados